O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, oficializou nesta segunda-feira (24/02) um acordo com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, para reforçar a segurança dos torcedores nos estádios. A iniciativa envolve as polícias militares dos dois estados, além de clubes de futebol e órgãos públicos que atuam em dias de jogos.
Segundo Cláudio Castro, a parceria busca garantir a proteção dos torcedores que viajam entre os estados para acompanhar suas equipes. “Esta iniciativa é muito importante para o mundo do futebol. Vamos cuidar dos torcedores que saem daqui para ir a Minas assistir seu time jogar e, também, vamos ter o mesmo cuidado com os torcedores que chegam aqui no nosso estado. Por isso, é fundamental essa sinergia entre as polícias, clubes e setores públicos”, destacou o governador.
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, reforçou a importância da colaboração entre os estados e os clubes para que a experiência nos estádios seja segura. “Esta ação irá fazer com que a experiência nos estádios seja ótima para todos os presentes e irá garantir a festa que é o nosso futebol”, afirmou.
Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou que sua gestão não medirá esforços para assegurar que os torcedores sejam bem-recebidos e protegidos em Belo Horizonte. “Não mediremos esforços para que todos que forem assistir aos jogos em Belo Horizonte não sejam vítimas de qualquer tipo de violência. Queremos ganhar, mas dentro dos estádios”, declarou.
A ação prevê treinamento específico para as polícias militares e maior envolvimento dos clubes e entidades públicas na segurança das partidas, visando minimizar episódios de violência e proporcionar um ambiente mais seguro para os torcedores.