Governantes brasileiros e estrangeiros vem ao Rio conhecer o projeto Hortas Cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Secretário Bernardo Egas, de Meio Ambiente do Rio, foi ao Morro da Formiga acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente de Torres, no Rio Grande do Sul, Júlio Agápio

Desde que o programa Hortas Cariocas foi agraciado em Montpellier, na França, no último dia 8 de outubro, com o prêmio especial na categoria Food Production, concedido pelo Pacto de Milão, que o Secretário Municipal de Meio Ambiente não para de receber pedidos de outros estados e até países para conhecer o projeto de segurança alimentar da Prefeitura do Rio.

Nesta sexta-feira (25/10), o Secretário Bernardo Egas, de Meio Ambiente do Rio, foi ao Morro da Formiga acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente de Torres, no Rio Grande do Sul, Júlio Agápio. O visitante que também é vice-presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), veio conhecer o projeto das Hortas Cariocas para replicar a experiência lá no sul do país.

O Rio está de portas abertas para todas as cidades que queiram vir conhecer nossos projetos e compartilhar experiências importantes na área ambiental. Receber o Júlio foi um prazer e já estamos preparando um termo de cooperação técnica para levar o modelo das nossas hortas para a cidade de Torres”, afirma o Secretário Bernardo Egas.

Durante a visita, os secretários participaram da distribuição gratuita da produção da horta para as senhoras da terceira idade da clínica da família Júlio Barbosa, na Tijuca. Essa horta produz cerca de 300 quilos por mês de folhas, além de legumes e temperos. Metade da produção é doada para escolas, abrigos, asilos e órgãos beneficentes do entorno e a outra metade é vendida gerando renda para a própria comunidade.

Advertisement

O próximo visitante a conhecer o programa Hortas Cariocas será o vice-prefeito de Tel Aviv, Roberto Reuven Ladijanskic, que vem ao Rio no dia 7 de novembro especialmente para conhecer o projeto da Prefeitura do Rio, também com a intenção de reproduzir a experiência em Israel.

O Hortas Cariocas é um programa que existe há 13 anos e conta com 42 hortas espalhadas por escolas e comunidades carentes do Rio. Nas escolas, o objetivo do projeto é colaborar com a educação ambiental das crianças e ajudar na merenda escolar. E nas favelas, a meta é ocupar terrenos ociosos que muitas vezes são ocupados por viciados em drogas e incentivar a geração de renda para a própria comunidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governantes brasileiros e estrangeiros vem ao Rio conhecer o projeto Hortas Cariocas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. As ortas carioca já existiam no governo do Cezar Maia a Fazenda modelo em Guaratiba era o modelo de arta , mas depois Eduardo Paes assumiu a Fazenda foi abandonada , hoje é um matagal e funciona alguns serviços da prefeitura vão visitar a Fazenda modelo em Guaratiba

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui