O governador Cláudio Castro anunciou nesta quarta-feira (19/02) que, a partir de 2026, o financiamento do Carnaval será realizado diretamente pelo Estado, com previsão no orçamento oficial, e a verba destinada às escolas será paga em duas parcelas. A mudança visa garantir maior estabilidade e segurança financeira para o evento. Até então, os recursos eram disponibilizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
“A partir do ano que vem, todo o dinheiro do Carnaval estará na Lei Orçamentária Anual do Rio de Janeiro. Isso demonstra com clareza que nosso apoio ao Carnaval não é só uma política do governo A, B ou C, mas é uma política do Estado do Rio de Janeiro, pela valorização do Carnaval”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Em reunião com líderes das agremiações da Série Ouro do Carnaval, no Palácio das Laranjeiras, o governador detalhou porque a verba será dividida em duas parcelas: a primeira será paga no ano anterior ao evento, para facilitar a aquisição de materiais, e outra no próprio ano, destinada ao pagamento de pessoal.
Este ano a verba destinada ao Carnaval foi de R$ 40 milhões, incluindo um aporte emergencial de R$ 16 milhões para as escolas da Série Ouro, após o incêndio ocorrido na fábrica de fantasias, em Ramos.