Governo aposta na industrialização do estado do Rio

A reindustrialização é uma das prioridades econômicas da gestão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Alerj

Nos últimos anos, o Brasil e, consequentemente, o Rio de Janeiro vêm sofrendo um grave processo de desindustrialização. Para tentar reverter o problema, que impacta diretamente na economia do estado, o governo Claudio Castro tem pensado formas de reindustrialização. Entre elas, nesta quinta-feira, 27/05, foi publicado, no Diário Oficial, o decreto Industrializa RJ.

De acordo com um trecho do texto do Diário Oficial, o Industrializa RJ “tem por propósito a concepção, planejamento e execução de ações que venham a potencializar o ambiente de negócios relacionado ao Gás Natural no Estado do Rio de Janeiro, em especial através do uso eficiente das estruturas existentes, da atração de novos agentes e investimentos e do incremento da competitividade do negócio, almejando, prioritariamente a redução dos preços do gás natural e o fomento do desenvolvimento econômico do Estado, nos termos do novo Marco Regulatório do Gás Natural”.

image 13 1024x787 1 Governo aposta na industrialização do estado do Rio
Print do Diário Oficial

“O Rio de Janeiro vive um momento histórico, com a possibilidade de que, nos próximos anos, o gás natural se consolide como a energia de uma indústria nova, contemporânea e competitiva, que vai irradiar ondas de desenvolvimento em todo o estado, com geração de emprego e renda para a nossa população”, afirma o governador Cláudio Castro.

Segundo Leonardo Soares, secretário de desenvolvimento econômico, energia e relações internacionais do estado do Rio de Janeiro, o Rio de Janeiro vive um momento histórico, com a possibilidade de que, nos próximos anos, o gás natural se consolide como a energia de uma indústria nova, contemporânea e competitiva, que irá irradiar ondas de desenvolvimento em todo o estado.

Advertisement

“Respondendo por 79,3% da produção nacional de petróleo e por 61,2% do gás natural, o Rio de Janeiro é o principal hub energético brasileiro. Pensando nisso, o governo do estado do Rio de Janeiro deu o pontapé inicial no projeto Industrializa RJ, uma política industrial como estratégia central da retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento sustentável do estado. São iniciativas de longo prazo e grande alcance, para aumento dos investimentos e do emprego industrial. A ideia é incentivar o uso do gás natural como fonte energética capaz de reduzir custos de produção e também como insumo em processos de industrialização de segmentos como o de fertilizantes, siderurgia, metal mecânico, têxtil, alimentos e bebidas. Desta forma, vamos viabilizar, no médio e longo prazo, a reindustrialização do estado, especialmente a partir do seu interior. E, no curto prazo, criaremos empregos a partir da construção civil, por exemplo. Estamos trabalhando para criar as melhores condições para a chegada de novos empreendimentos e o crescimento daqueles que já estão em nosso estado”, disse Leonardo.

A ideia do governo é unir representantes de infraestrutura, ofertantes, demandantes e agentes financeiros com objetivo identificar ações concretas por parte do governo para mapear demandas, remover gargalos e destravar investimentos da indústria de gás fluminense.

O estado do Rio tem como vantagens, a proximidade com as reservas de gás gera uma facilidade no escoamento, que já se reflete no número de termelétricas instaladas no Norte Fluminense, por exemplo, que têm potencial para atender às demandas da indústria local e de todo o estado. Na análise do governo, o escoamento da produção do gás do pré-sal, via Porto de Itaguaí, irá requalificar e expandir as competências logísticas do espaço e acelerar a implantação de novas empresas e indústrias no seu entorno. A Rota 3 do gás natural, que já leva a matéria-prima da Região Norte para ser manufaturada em Itaboraí, irá atrair novos empreendimentos e implantar indústrias na região de Maricá.

“O desenvolvimento passa pelo estímulo à indústria. Não existe política econômica sem política industrial, sem a adoção de ações governamentais de incentivo à atividade. Acreditamos que, com o Industrializa RJ, estamos dando um passo importante, colocando a industrialização como estratégia de desenvolvimento. Isso é algo que, certamente, vai atrair novos investimentos para o estado. São negócios que geram emprego e renda para a população, além de receita e competitividade para o estado. Temos consciência de que o gás natural será o combustível para o desenvolvimento e retomada do crescimento econômico do estado do Rio de Janeiro. A reindustrialização do Rio de Janeiro a partir do gás natural é uma janela de oportunidades que o estado não vai perder”, finalizou o secretário de desenvolvimento econômico.

Em um evento, nesta semana, na Firjan, o governador Claudio Castro também falou dos planos para a indústria do Rio.

https://diariodorio.com/na-firjan-claudio-castro-diz-que-vai-dar-uma-repaginada-no-rj/

No início do último mês de abril, o Rio de Janeiro registrou alta no emprego, gerando mais de 15 mil vagas nos meses anteriores. Na indústria, o setor com maior número saldo de empregos foi de indústria de transformação, com balanço positivo em 2.437. Dentre essas indústrias, a que teve maior saldo foi de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com 685 empregos de saldo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo aposta na industrialização do estado do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui