Governo do Estado abre linha de crédito ‘Florescer’ para produtores de flores

Estimativas do governo do Estado projetam um aumento de 30% no comércio de flores no Rio de Janeiro, no Dia dos Namorados

O Rio de Janeiro é o segundo maior produtor de flores do Brasil / Foto: Moskow

Às vésperas do Dia dos Namorados, a Secretaria de Estado de Agricultura anunciou a abertura da linha de crédito “Florescer”, no âmbito do Programa Agrofundo. O Estado do Rio de Janeiro ocupa a segunda posição na produção de flores no Brasil, sendo a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana, a maior produtora do Estado. O município de Bom Jardim, na mesma região, também se destaca na produção de rosas.

Estimativas do governo do Estado projetam um aumento de 30% no comércio de flores no Rio de Janeiro, no Dia dos Namorados. A data é vista como propulsora para o aquecimento do mercado, após os 2 anos de pandemia do Covid-19. Nesse contexto,  o “Florescer” tem o papel de alavancar a produção de flores no interior, consolidando toda a cadeia produtiva do setor.

“O objetivo é que, com empréstimos a juros baixos, agricultores de flores possam ter suporte para impulsionar a produção,” afirmou Alex Grillo, secretário de Agricultura.

Produtor de flores há 25anos, Juranil de Souza Tavares, de Bom Jardim, acredita que o Dia dos Namorados será importante para a retomada das atividades e das vendas no setor.

“Trabalho com astromélias, aster, costela de Adão, entre outras, mas meu carro-chefe é a produção de rosas. Para essa retomada do comércio depois de dois anos de pandemia, a expectativa pelo aumento nas vendas de rosas para o Dia dos Namorados é muito grande,” afirmou Juranil.

As datas comemorativas têm viabilizado a retomada da economia de forma gradual, de acordo com Nazaré Dias, gerente setorial do Programa Florescer.

“A expectativa de vendas é superior a 30% em relação ao ano de 2021. A maioria das pessoas gostam de presentear com flores. Essa data é bastante significativa, os produtores vendem bem,” ressaltou a gerente do do Programa Florescer

Os produtores interessados no empréstimo podem entrar em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou pelo seguinte e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui