Governo do Estado abre linha de crédito ‘Florescer’ para produtores de flores

Estimativas do governo do Estado projetam um aumento de 30% no comércio de flores no Rio de Janeiro, no Dia dos Namorados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Rio de Janeiro é o segundo maior produtor de flores do Brasil / Foto: Moskow

Às vésperas do Dia dos Namorados, a Secretaria de Estado de Agricultura anunciou a abertura da linha de crédito “Florescer”, no âmbito do Programa Agrofundo. O Estado do Rio de Janeiro ocupa a segunda posição na produção de flores no Brasil, sendo a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana, a maior produtora do Estado. O município de Bom Jardim, na mesma região, também se destaca na produção de rosas.

Estimativas do governo do Estado projetam um aumento de 30% no comércio de flores no Rio de Janeiro, no Dia dos Namorados. A data é vista como propulsora para o aquecimento do mercado, após os 2 anos de pandemia do Covid-19. Nesse contexto,  o “Florescer” tem o papel de alavancar a produção de flores no interior, consolidando toda a cadeia produtiva do setor.

“O objetivo é que, com empréstimos a juros baixos, agricultores de flores possam ter suporte para impulsionar a produção,” afirmou Alex Grillo, secretário de Agricultura.

Produtor de flores há 25anos, Juranil de Souza Tavares, de Bom Jardim, acredita que o Dia dos Namorados será importante para a retomada das atividades e das vendas no setor.

Advertisement

“Trabalho com astromélias, aster, costela de Adão, entre outras, mas meu carro-chefe é a produção de rosas. Para essa retomada do comércio depois de dois anos de pandemia, a expectativa pelo aumento nas vendas de rosas para o Dia dos Namorados é muito grande,” afirmou Juranil.

As datas comemorativas têm viabilizado a retomada da economia de forma gradual, de acordo com Nazaré Dias, gerente setorial do Programa Florescer.

“A expectativa de vendas é superior a 30% em relação ao ano de 2021. A maioria das pessoas gostam de presentear com flores. Essa data é bastante significativa, os produtores vendem bem,” ressaltou a gerente do do Programa Florescer

Os produtores interessados no empréstimo podem entrar em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou pelo seguinte e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado abre linha de crédito 'Florescer' para produtores de flores
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui