Governo do Estado assina documento de combate ao antissemitismo

Representantes das comunidades judaicas do Rio e de São Paulo também assinaram a "Declaração de Adesão do Estado do Rio de Janeiro à Definição Funcional de Antissemetimismo"

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
FestRio - Imagem: Divulgação

O governador Cláudio Castro (PL) recebeu representantes da comunidade judaica do Rio de Janeiro e de São Paulo, nesta sexta-feira (2), no Palácio da Guanabara, para a assinatura da Declaração de Adesão do Estado do Rio de Janeiro à Definição Funcional de Antissemetimismo da Aliança Internacional para Lembrança do Holocausto (IRHA). A adesão, coordenada pelo advogado Daniel Bialski, partiu dos presidentes da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) e da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) – sediada em São Paulo -, Alberto David Klein e Claudio Lottenberg, respectivamente.

Na definição da IHRA, o antissemitismo é “uma determinada percepção dos judeus, que se pode exprimir como ódio em relação aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientadas contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas”.

O presidente da Fierj, Alberto David Klein exaltou a adesão do Governo do Estado à luta contra as manifestações de antissemitismo. A atitude, segundo Klein, é “cara a Israel e ao povo judeu”.

O presidente da CONIB, Cláudio Lottemberg, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Israelita Albert Einstein, ressaltou que a iniciativa de Cláudio Castro vai além da defesa da comunidade judaica fluminense, uma vez que manifestações antissemitas são, acima de tudo, manifestações de intolerância.

Advertisement

“O governo do Estado do Rio de Janeiro tem um avanço significativo ao entender, adequadamente, a legitimidade do pleito da comunidade judaica, porque ela representa, sim, uma adesão a um protocolo que fala sobre o holocausto, mas que fala, acima de tudo, sobre a intolerância. A intolerância não é algo que afeta só judeus, mas afeta a sociedade como um todo. Fico sensibilizado pela atitude do governador Cláudio Castro”, afirmou Lottenberg, que juntamente com Alberto David Klein e Hana Nusbaum, coordenadora do Centro de Educação e Memória do Holocausto da StandWithUs Brasil, também assinaram o documento.

Os deputados federais Pedro Paulo e Sóstenes Cavalcante; o ministro Messod Azulay (STJ) e a Cônsul Econômico de Israel no Rio de Janeiro, Anastasiya Litvinenko, também participaram do encontro

Com informações dos jornais o DIA e O Globo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado assina documento de combate ao antissemitismo
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui