Para garantir a publicidade, transparência e o acesso rápido e fácil às informações da administração estadual fluminense, o Governo do Estado criou o Portal de Dados Abertos.
No portal, os usuários poderão acessar dados de vários órgãos e secretarias, como o Instituto de Segurança Pública (ISP) e a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ). Informações de áreas, como educação, saúde e cultura, também estarão disponíveis.
A ferramenta foi desenvolvida, por meio de uma parceria entre a Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ), a Secretaria de Estado de Transformação Digital e o Proderj.
Cláudio Castro (PL), governador do Rio, destacou que a portal faz parte do compromisso do Estado com a transparência e a modernização da gestão pública.
“O Portal de Dados Abertos reforça nossa responsabilidade com a transparência e a inovação na administração pública. Estamos colocando à disposição da sociedade informações importantes de todo o estado para a construção de políticas públicas mais eficientes e acessíveis”, disse o chefe do Executivo fluminense.
O portal, além de reunir os dados em um único ambiente, em tempo real, também permite que os arquivos sejam baixados livremente.
“A criação da plataforma fortalece os pilares da transparência, permitindo que qualquer cidadão acesse e utilize informações de forma aberta e democrática”, ressaltou o controlador-geral do Estado, Demétrio Farah.
A plataforma reúne informações que influem diretamente na sociedade e que podem contribuir para elaboração e aprimoramento de políticas públicas estaduais.
“Com essa iniciativa, gratuita e utilizada em vários países, consolidamos um ambiente digital que facilita o acesso da população a dados estratégicos, promovendo mais inovação, eficiência e participação social na construção de políticas públicas”, afirmou Feu Braga, secretário de Transformação Digital.
A plataforma pode ser acessada pelo link.
Faltou a FUNDAÇÃO LEÃO XII, a FAPERJ e a UERJ porque será?