Governo do Estado emprega mão de obra de 85 detentos na recuperação da cidade de Petrópolis

85 presos, do projeto Replantando Vida, atuam à frente várias atividades de reconstrução de Petrópolis, como retirada de lama e do entulho das ruas da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Detentos, do projeto Replantando Vida, atuam na recuperação de Petrópolis / Divulgação

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), através do projeto Replantando Vida, também tem atuado no soerguimento da cidade de Petrópolis. O projeto, cuja finalidade é ressocializar presos que estão nos regimes semiaberto e aberto e em liberdade condicional, está empregando a mão de obra de 85 detentos na remoção da lama e do entulho gerados pela forte chuva que castigou a cidade, na última terça-feira (15), entre outros trabalhos.

A Cedae criou um esquema especial para prestar apoio à cidade. No dia 16, a companhia empregou a mão de obra de 40 detentos na reconstrução de Petrópolis. No dia seguinte, outros 45 chegaram para reforçar o mutirão.

O diretor-presidente da Cedae, Leonardo Soares, fez questão de ressaltar o empenho demonstrado pelos apenados diante da calamidade pública e humanitária que atingiu a cidade serrana.  

“Eles trabalham com uma entrega fantástica. São dedicados e assíduos. A participação da mão de obra do Replantando Vida nas atividades em Petrópolis é mais um exemplo da importância desse trabalho para a sociedade”, destacou Leonardo Soares.

Advertisement

O coordenador do Replantando Vida, Alcione Duarte, por sua vez, enfatizou a importância do projeto na ressocialização dos presos, através dos desenvolvimento de atividades que impactem a coletividade de forma positiva.

Emocionado, Alcione Duarte afirmou: “Esse trabalho é muito bom na ressocialização. O sentimento de fraternidade faz com que eles reflitam sobre a vida e a importância do respeito ao semelhante. É um aprendizado muito importante para cada um que está aqui contribuindo e tentando minimizar a dor de muitos”.

Presos do Replantando Vida Governo do Estado emprega mão de obra de 85 detentos na recuperação da cidade de Petrópolis
Detentos do Replantando Vida fazem a catalogação e carregamento em caminhões de roupas destinadas aos petropolitanos necessitados / Divulgação

Os detentos também estão à frente da descaracterização de roupas piratas que serão doadas à população petropolitana. São mais 90 toneladas de calças, camisas e calçados que terão as etiquetas arrancadas e as marcas extraídas por detentos do Complexo de Gericinó, na Zona Oeste da capital. As roupas foram apreendidas na Operação Foco, da Secretaria de Estado de Governo, e estocadas na Cidade da Polícia Civil

Dez presos cuidam ainda da catalogação e do carregamento das peças em caminhões, no galpão da Delegacia de Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio. O material será levado para as penitenciárias Talavera Bruce e Esmeraldino Bandeira.

Segundo Fernando Veloso, secretário de Administração Penitenciária, o emprego da mão de obra de detentos em atividades socialmente significativas permite que eles se sintam úteis, além de vencer a batalha contra a ociosidade dentro das cadeias.  

“Essa ação integrada entre as secretarias de Administração Penitenciária, Polícia Civil, Governo e Desenvolvimento Social, além do RioSolidario e da Vara de Execuções Penais, vence importante batalha na guerra contra o ócio dentro das cadeias. Ela demonstra que é possível empregar a mão de obra de presos em ações que beneficiam a sociedade, em especial, nesse momento de tanta dor”,  avaliou Fernando Veloso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado emprega mão de obra de 85 detentos na recuperação da cidade de Petrópolis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui