Governo do Estado entrega mais dois Cieps/E-Tecs totalmente modernizados à população do Rio

Nas escolas, os alunos, do 6º ano, e do 1º ano do Ensino Médio, estudarão em tempo integral. Os demais terão ensino integral, a partir de 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ciep revitalizado / Divulgação

Totalmente reformados, os Cieps E-Tec 140 Mário César Gomes da Silva, em Cachoeiras de Macacu, e E-Tec 424 Pedro Amorim, em Itaboraí, ambos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foram entregues pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (5). As duas escolas fazem parte do projeto governamental de transformação dos 50 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs).

Com as duas unidades entregues, chegam a 4, as escolas reformadas na capital e no interior do Estado. A Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) já destinou R$ 620 milhões para construção e reforma de 150 unidades. Mais de 24 mil alunos devem ser beneficiados com as iniciativas do governo estadual.

Nas escolas, os alunos, do 6º ano, e do 1º ano do Ensino Médio; terão acesso à educação em tempo integral. No contra turno, eles terão aulas de artes, ecologia, games, entre outras atividades. Todos os demais períodos escolares terão as suas cargas horarias estendidas, até se tornarem integrais, a partir de 2023.

Todas as mudanças implementadas na unidades educacionais fazem de uma ampla estratégia da SEEDUC de reverter os baixos índices de aproveitamento escolar dos alunos da rede estadual de ensino. Entre os recursos tecnológicos que serão empregados estão: conexão à internet de alta qualidade, lousa digital, salas makers (espaços voltados para as atividades de produção audiovisual) e sistemas de monitoramento por câmera. A ideia é que todas as unidades sejam sustentáveis. Para isso, elas contam com coleta seletiva de lixo, sistema de reuso de água, painéis solares, horta comunitária e composteira. Com tantas inovações, as famílias não poderiam ficar de fora. Elas podem verificar a frequência dos alunos à distância, através de um aplicativo da Seeduc.

Advertisement

“Estamos transformando a realidade de nossas escolas e trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade da educação pública, oferecendo aos nossos jovens uma aprendizagem mais atrativa, unindo inovação, tecnologia e sustentabilidade”, afirmou o secretário Alexandre Valle.

As informações são do Correio da Manhã.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado entrega mais dois Cieps/E-Tecs totalmente modernizados à população do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui