Governo do Estado inaugura o Disque Rio Contra a Corrupção

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto - Nelson Perez

O governador Wilson Witzel participou, nesta terça-feira (30/04), da inauguração oficial do Disque Rio Contra a Corrupção, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.

O serviço telefônico da Controladoria Geral do Estado (CGE), em operação desde o último dia 09/04, já recebeu cerca de 130 ligações, 20 delas sobre supostos casos de corrupção, que já estão sendo apurados pelo órgão. A ferramenta da administração estadual – que tem como objetivo receber denúncias que envolvam agentes públicos do governo – funciona através do número (21) 2276-6556, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O custo é o de uma ligação normal para telefone fixo. O anonimato é garantido, mesmo que o autor da denúncia seja servidor público.

“O projeto do Disque Rio Contra a Corrupção faz parte de um sistema maior do Estado, que ainda vamos encaminhar à Assembleia Legislativa (Alerj), que são o Teste de Integridade e a Análise de Teor de Riquezas. E, neste mês de maio, estamos exigindo a entrega das declarações de bens e renda dos servidores públicos. Se não forem entregues, será instaurada uma sindicância e depois um inquérito administrativo disciplinar e, evidentemente, haverá uma investigação, com a possibilidade até de demissão desse servidor. Portanto, a transparência e o combate à corrupção são marcas do nosso governo. O Disque Corrupção é o primeiro modelo do Brasil”, afirmou o governador.

Durante o evento, o governador anunciou que, a partir de 01/06, o projeto de reconhecimento facial será ampliado.

Advertisement

“Estaremos operando com cerca de 400 câmeras de reconhecimento facial e placa de carros. No Carnaval, foram nove câmeras que funcionaram por dez dias, e oito mandados de prisão foram cumpridos apenas neste período. Portanto, o programa tem seis meses de duração, mas depois será ampliado de forma definitiva. É mais um projeto que fará com que o Rio de Janeiro entre para a história”, ressaltou Wilson Witzel.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado inaugura o Disque Rio Contra a Corrupção
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui