Governo do estado institui calendário único de vacinação

Profissionais de saúde que ainda não foram vacinados, profissionais da área de segurança e da educação serão incluídos na próxima etapa de prioridades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O governo do estado do Rio, por meio da Secretaria de Saúde (SES), anunciou nesta terça-feira (30/03) o calendário único de vacinação da covid-19. De acordo com o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), a unificação do calendário foi realizada a pedido dos prefeitos.

Além da unificação do calendário, três categorias foram incluídas entre os grupos prioritários:  os profissionais da saúde ainda não imunizados, os profissionais da área de segurança e também os profissionais da educação.

Em relação aos profissionais de saúde, Castro informou que serão vacinados, nesta etapa, os 324 mil profissionais de saúde, que ainda não se vacinaram por não terem sido enquadrados nas prioridades. Este grupo deve ser imunizado até o dia 10/04.

Os profissionais da área de segurança e salvamento serão imunizados entre os dias 12/04 a 17/04. O governador em exercício justificou que inclusão do grupo pretende evitar que estes profissionais sirvam como “vetores” na propagação do vírus. A imunização do grupo deve ser realizada em batalhões da Polícia Militar por todo o estado. Os agentes de segurança que poderão ser vacinas são os seguintes: policiais militares, policiais civis, policiais federais, agentes da polícia rodoviária federal, corpo de bombeiros, defesa civil dos municípios, agentes do degase, guardas municipais e oficiais de justiça.

Advertisement

Já os profissionais de educação começarão a ser imunizados a partir da segunda quinzena de abril. Ainda não há um calendário definido para vacinação destes profissionais. Em sua página no twitter, Castro falou sobre a priorização do grupo.

“Precisamos que os pais e os profissionais tenham a tranquilidade de ir trabalhar e os próprios alunos e possam voltar com tranquilidade, sabendo que os trabalhadores todos da área de educação já vão estar devidamente imunizados”. Afirmou Castro.

Vale ressaltar que o calendário de vacinação dos idosos irá permanecer, de forma que, quem tem a partir de 75 anos começa a ser vacinado nesta terça-feira (30/03) até 10/04. Idosos de 65 a 74 anos serão vacinados a partir de hoje até 17/04 e os de 60 a 64 anos começam a ser vacinados a partir do dia 12/04.

De acordo com o governador em exercício, o calendário não será obrigatório. Os municípios poderão decidir se irão segui-lo, mas o mesmo servirá como uma espécie de baliza para que todos possam se orientar e caminhar juntos. A atualização ocorrerá de 15 em 15 dias, a depender de quantas doses forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do estado institui calendário único de vacinação
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de ver as pessoas que possuem comorbidades, que se encontram enclausuradas há mais de 1 ano serem contempladas… Aqui deve ser o único lugar do mundo onde estás pessoas
    sequer são mencionadas…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui