Governo do Estado intensifica segurança e serviços para assegurar tranquilidade em megablocos

Aproximadamente 720 policiais militares e 3,6 mil bombeiros militares estarão em serviço durante o fim de semana, garantindo patrulhamento e atendimento a emergências

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Os megablocos e blocos de rua voltam a animar as ruas da capital neste fim de semana. Para assegurar que a celebração prossiga com segurança e organização, o Governo do Estado está mobilizando seus serviços e intensificando o patrulhamento preventivo nos principais pontos de concentração de foliões. Além da Operação Verão, o planejamento engloba ainda reforço nos ensaios técnicos da Marquês de Sapucaí e nos jogos de futebol válidos pelo Campeonato Carioca.

“O Carnaval é um dos momentos mais importantes para o Rio, tanto para quem curte a festa quanto para a economia do estado. Estamos trabalhando juntos para que os foliões aproveitem com tranquilidade, segurança e organização”, declarou o governador Cláudio Castro.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar elaborou um extenso esquema de segurança na região central do Rio. Aproximadamente 720 agentes atuarão ao longo da Rua Primeiro de Março, distribuídos em 23 pontos de bloqueio e revista. Os policiais contarão com o suporte de aeronaves e drones do Grupamento Aeromóvel da Corporação (GAM) e da ambulância do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR).

A Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) também estarão mobilizados para a operação de Carnaval. Cerca de 3,6 mil bombeiros estarão de prontidão em todo o estado neste fim de semana, distribuídos em guarnições de pronta resposta para atendimento imediato a emergências e socorro às vítimas. O efetivo atuará por terra, água e ar, garantindo o suporte necessário aos foliões durante os dias de festa.

Os desfiles serão monitorados pelo carro comando da corporação, equipado com câmeras e apoio de drones, além do sistema de videomonitoramento e Reconhecimento Facial. Ao longo da Rua Primeiro de Março, o efetivo será composto por policiais do 5° BPM (Praça da Harmonia), além de agentes do Batalhão Especial de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão Tático de Motociclistas.

Outros grandes eventos movimentam o fim de semana na Capital Fluminense

Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025

Paralelamente aos desfiles dos megablocos no Centro do Rio, a Polícia Militar manterá o reforço de policiamento da Operação Verão em toda a orla da cidade. Na capital, os policiais permanecerão nas praias até as 22h. O objetivo é garantir a segurança dos banhistas que permanecem no local até o período da noite.

O policiamento também será intensificado para os ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial, que foram autorizados pelo CBMERJ e acontecerão no Sambódromo. Os agentes atuarão nos principais acessos à Marquês de Sapucaí. O Batalhão de Policiamento em Estádios reforçará a segurança nos jogos do Campeonato Carioca, com cerca de 100 agentes.

O esquema de policiamento dos jogos contará com o apoio de unidades subordinadas ao Comando de Operações Especiais (COE) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), além das unidades operacionais da região onde estão localizados os estádios que receberão as partidas do campeonato estadual.

Polícia Civil mapeia áreas críticas e reforça delegacias

A Polícia Civil realizou um mapeamento das áreas de maior fluxo de foliões e reforçou o atendimento em delegacias distritais da Região Metropolitana. A análise de inteligência auxiliará na rápida identificação de ocorrências e no atendimento a possíveis demandas do público.

Operação Segurança Presente reforça patrulhamento com 370 policiais

A Operação Segurança Presente, da Secretaria de Estado de Governo, reforçará o patrulhamento para os megablocos neste fim de semana com 370 policiais. O reforço contará com um aumento de 88 agentes que atuarão com patrulhamento a pé, em viaturas e motocicletas, além do monitoramento em tempo real por câmeras.

As bases do Centro, Copacabana, Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema, Leblon, Laranjeiras, Botafogo e Grajaú/Vila Isabel receberão o reforço, considerando a concentração de blocos e o grande fluxo de pessoas nessas regiões. O objetivo é garantir a tranquilidade dos foliões e coibir crimes como furtos, roubos e outros delitos durante o período de folia.

Bebedouro gigante para os foliões

O “bloco da água gelada” da Cedae desfilará mais uma vez neste fim de semana, agora com um novo integrante: um bebedouro gigante, com capacidade para 6 mil litros de água e oito bicas, para que os próprios foliões se sirvam. Quem quiser matar a sede de graça só precisará levar copo ou garrafa para o bloco Seráqabre, que se concentra a partir das 7h de domingo (9/2) na Rua da Alfândega, no Centro.

Com a inclusão da nova unidade de hidratação, os três pontos fixos que a Cedae mantinha nos desfiles passam agora a ser quatro: o bebedouro – um contêiner com o interior tratado para receber água potável e mantê-la gelada – ficará à disposição dos foliões na altura do Paço Imperial, na Praça XV de Novembro, o dia inteiro.

Além do bebedouro gigante, a estrutura que a Cedae levará ao bloco incluirá 30 mil litros de água para a hidratação do público e 20 mil para refrescar a galera com o tradicional “chuveirinho”. Bicicletas com bica de água gelada e os já conhecidos aguadeiros da Companhia vão desfilar entre os foliões. O Laboratório Móvel da Cedae garantirá a qualidade, com técnicos realizando análises periódicas, em tempo real, da água oferecida.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Governo do Estado intensifica segurança e serviços para assegurar tranquilidade em megablocosddr newsletter Governo do Estado intensifica segurança e serviços para assegurar tranquilidade em megablocos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui