Governo do Estado investe em sinalização turística do interior

Governo do Estado fornecerá a municípios projetos de placas para sinalizar regiões com maior potencial turístico do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafa Pereira

O Governo do Estado do Rio, por meio da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), da Secretaria estadual de Turismo (Setur-RJ), irá mapear as demandas de sinalização dos pontos turísticos das regiões com maior potencial de visitação do estado do Rio de Janeiro para facilitar o acesso dos turistas. Com base nas informações colhidas, o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), órgão vinculado à Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra), produzirá projetos de placas indicativas para serem fornecidos gratuitamente aos municípios.

A medida é uma das ações do Governo do Estado que visam incentivar o turismo no interior do estado do Rio, principalmente após a pandemia. Para garantir o início do projeto, foi assinado nesta segunda-feira (22/02) um Termo de Cooperação Técnica entre o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, o presidente do IEEA, Guilherme Fonseca, e o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida.

O acordo prevê que os projetos básicos e executivos de sinalização das placas sejam realizados por técnicos do IEEA. Já a TurisRio irá fornecer toda a infraestrutura necessária, assim como entender as demandas das prefeituras locais. O trabalho está previsto para ter início março e deve começar pela região do Vale do Café.

Os projetos serão entregues seguindo um padrão nacional, o que ajudará os municípios a buscar recursos com o governo federal para a implementação das placas. É uma das medidas que contribuem para o planejamento da retomada do turismo de proximidade e rodoviário nessas regiões, o que é fundamental nesse momento de pandemia“, disse Bruno Kazuhiro.

Advertisement

O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, considera a iniciativa estratégica em função do atual momento enfrentado pelo setor de turismo:

Atualmente, percebemos uma tendência do turismo de proximidade como opção do público dos estados próximos como São Paulo e Minas Gerais, além do próprio fluminense. Então, é fundamental que haja essa estrutura, tanto para o turista quanto para a população local“.

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, a iniciativa é essencial para a retomada do setor, principalmente para as regiões do interior.

A sinalização turística é uma das ações fomentadoras do turismo, prevista no Plano Estratégico da Setur-RJ. Sobretudo no interior, as placas indicativas das regiões são essenciais para que o turista tenha a estrutura necessária para se deslocar e localizar quando estiver vindo para o Rio de Janeiro“, finalizou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado investe em sinalização turística do interior
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui