Governo do Estado lança ‘Pacto Pela Vida’, iniciativa de prevenção ao suicídio

Programa conta com palestras, workshops e treinamentos, já em andamento, e que são direcionados a servidores municipais e agentes multiplicadores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro durante o lançamento do Pacto, no Palácio Guanabara / Foto: Ernesto Carriço

O “Pacto Pela Vida: Olhar, Ouvir e Cuidar”. iniciativa do Governo do Estado para promover a saúde mental junto à população, foi lançado, na manhã desta sexta-feira (20), no Palácio Guanabara. Com o programa, o governo pretende salvar vidas e promover um ambiente mais acolhedor. O Pacto foi lançado este mês no âmbito da campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção ao suicídio.

“Nossa intenção é reafirmar o comprometimento do nosso governo com relação à valorização da vida, reunindo esforços de diversas secretarias e organizações em torno da promoção da saúde mental. A grande mensagem de hoje é não enxergar as pessoas como um número. É preciso voltar a entender que a vida do outro importa. Olhar, Ouvir e Cuidar parecem pequenos atos, mas são imensos. O nosso objetivo é manter o olhar empático, humano e impactar positivamente a vida de cada cidadão”, disse o governador Cláudio Castro (PL).

O programa conta com palestras, workshops e treinamentos, já em andamento, e que são direcionados a servidores municipais e agentes multiplicadores. O objetivo é capacitar os profissionais para atenderem as pessoas em vulnerabilidade mental.

A primeira-dama e presidente de honra do RioSolidário, Analine Castro, destacou a importância da integração do Governo do Estado na defesa da vida, que pode ser perdida, caso não haja um gesto de solidariedade e um atendimento adequado.

“É muito gratificante ver tantas secretarias unidas, de braços dados, para garantir políticas públicas aos cidadãos fluminenses pela preservação do nosso bem mais valioso, que é a vida. Vamos manter a nossa escuta ativa, o nosso olhar e o nosso cuidar para com o outro. Pedir ajuda ou oferecer ajuda também é fundamental neste processo. A vida vale muito e é preciso unir forças para atingir a população. Este é o verdadeiro sentido da política pública”, enfatizou a primeira-dama.

O Pacto Pela Vida trabalha com os temas:  abusos, preconceito racial, homofobia e machismo, que costumam afetar a saúde mental das pessoas, especialmente adultos que sofreram essas violências na infância e juventude. Participam do projeto as secretarias de Saúde, Mulher, Polícia Militar, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, Juventude e Envelhecimento Saudável, além do RioSolidário.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, afirmou que ações de valorização da saúde mental são fundamentais para a prevenção ao suicídio. 

“Nossa secretaria realiza um trabalho integrado com as demais pastas, com foco no olhar humanizado, empático, em todas as nossas ações. Temos uma equipe que exercita a empatia e a responsabilidade pública em todos os nossos programas”, pontuou Rosângela.

Algumas medidas previstas para fortalecer o suporte à saúde mental da população

– Criação de um aplicativo para atendimento psicológico 24 horas;

– Capacitação contínua de profissionais para uma atuação mais humanizada;

– Atendimento integrado e coordenado;

– Campanhas educativas sobre prevenção ao suicídio, depressão e ansiedade com linguagem acessível;

– Organização de seminários, fóruns e rodas de conversa sobre saúde mental;

– Ampliação da capacitação para profissionais que atendem pessoas em situação de violência.

Dados sobre suicídio no Brasil e no mundo

Anualmente, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), número que pode ultrapassar 1 milhão se incluídas as subnotificações.

No Brasil, ocorrem mais 14 mil casos por ano – média de 38 suicídios por dia. Os números mostram a necessidade de agir em favor da saúde mental.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado lança 'Pacto Pela Vida', iniciativa de prevenção ao suicídio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui