Para reduzir falta de água, Governo lança projeto Verão Guandu 2022

Entre os projetos está a implementação de UTRs nos rios Queimados e Ipiranga, reduzindo os poluentes e levando água de qualidade para a lagoa do Guandu

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luis Alvarenga/Governo do Estado do RJ

O governo do estado do Rio de Janeiro lançou, na manhã desta quinta-feira (25/11), o projeto Verão Guandu 2022, conjunto de medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Cedae, e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Com intervenções de curto, médio e longo prazos, as ações não se restringem ao verão 2021/2022, mas devem assegurar fornecimento de água de qualidade para os próximos anos.

Entre as ações anunciadas, destacam-se a implantação de Unidades de Tratamento de Rios (UTRs) na Baixada Fluminense para diminuir a poluição dos rios Poços, Queimados e Ipiranga e o aumento do volume de bombeamento do rio Guandu para as lagoas próximas à estação de tratamento. Além de melhorar a qualidade da água captada, será possível renovar a água e reduzir os fatores que contribuem para a concentração de algas produtoras da geosmina (fenômeno causado pela presença de nutrientes, calor e água parada, com maior incidência no verão).

Modernização e obras no Sistema Guandu, obras de desassoreamento, acompanhamento de licenças, monitoramento dos rios e investimento em novas tecnologias também fazem parte do planejamento.

Além disso, o Governo do Estado atua também através do Comitê de Segurança Hídrica, criado este ano com o objetivo de agir de forma preventiva para conter os impactos da situação hídrica.

Advertisement

“Investimos nesse grande plano reforçando protocolos e adicionando recursos para que mais de 9 milhões de fluminenses do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo atendidos pela ETA Guandu sejam beneficiados com água de qualidade. Além das UTRs, a Cedae tem modernizado toda a estação de tratamento com equipamentos de última geração. Antes disso, não podemos perder de vista que é preciso eliminar o despejo irregular sobre os rios. A legislação nos protege, mas é necessário fiscalizar para evitar que os resíduos poluam os mananciais que nos abastecem”, destacou o governador Cláudio Castro.

Ao descrever o conjunto de medidas, o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, reforçou que os projetos vêm sendo planejados e implantados ao longo do ano e ganharam vulto de forma integrada para o próximo verão.

“Estamos atuando de forma preventiva e por meio de ações integradas para evitar ao máximo que a população fluminense sinta os impactos na qualidade da água e no abastecimento nesse período do verão. Desde o começo do ano estamos focados no trabalho na região do Guandu e agora isso será intensificado com o projeto Verão Guandu”, explicou.

Signatária do compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê garantia de disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos (6º objetivo), a Cedae detalhou suas ações no Verão Guandu. Diretor-presidente da companhia, Leonardo Soares observou ainda que a manutenção preventiva do Sistema Guandu (envolvendo a ETA Guandu e os subsistemas Marapicu e Lameirão), prática anual destinada ao verão, acontece em paralelo a investimentos robustos em modernização.

“A Cedae está focada na qualidade da água. Sabemos que o problema tem origem no crescimento desordenado e no desrespeito aos recursos naturais que perdura há décadas. Hoje o nosso desafio é reverter esse cenário por meio de medidas assertivas que já estão sendo adotadas, como a instalação do sistema de bombeamento que diminui a temperatura da água para dificultar a proliferação das algas; as obras de modernização e automação da ETA Guandu; a aquisição de modernos equipamentos para o Laboratório de Qualidade da Água; e o desenvolvimento de um painel on-line que irá oferecer informações em tempo real sobre o estado da água de captação. Todas nossas ações referentes à qualidade da água serão feitas com a máxima transparência possível”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Para reduzir falta de água, Governo lança projeto Verão Guandu 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui