Governo do Estado promove intervenções históricas em Petrópolis

São reparos que atendem demandas antigas da população, como a recuperação da RJ-107, o recapeamento da via que faz a conexão dos bairros Bingen e Quitandinha e a limpeza dos principais rios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Petrópolis, na Região Serrana do Rio - Foto: Divulgação

Dois meses após a maior enchente da história da cidade de Petrópolis, o governo do estado segue a reconstrução do município. São reparos e intervenções que atendem demandas antigas da população, como a recuperação da RJ-107, conexão da Cidade Imperial a Magé, o recapeamento da via que faz a conexão dos bairros Bingen e Quitandinha, bem como a limpeza dos principais rios.

“Desde os primeiros momentos após a tragédia do dia 15 de fevereiro, o governo do estado está presente em Petrópolis, oferecendo suporte às vítimas nas questões mais urgentes, atuando na limpeza e na reconstrução da cidade. Estamos trabalhando diariamente para devolver a normalidade à rotina da população o mais breve possível”, afirmou o governador Cláudio Castro.

A nova RJ-107

Apenas 12 quilômetros separam as cidades de Petrópolis e Magé. A tradicional viagem pela conhecida Serra Velha leva 1h30 e, com as obras de revitalização, pavimentação de paralelepípedo histórico e drenagem da via RJ-107, a expectativa é reduzir o trânsito em 30 minutos. Com investimentos de R$ 18,9 milhões da Secretaria Estadual das Cidades, a obra é recebida com alívio para Antônia Machado de Jesus Coutinho, de 84 anos.

Advertisement

“Essa estrada tinha muito buraco. As pessoas precisavam desviar deles e isso tornava a viagem mais demorada. Agora, graças a Deus está ocorrendo essa obra. Achei muito bom, deu um alívio para nós”, disse a moradora, que vive há três décadas no trecho histórico.

A esperada conexão Quitandinha-Bingen

A pavimentação das ruas Amazonas ao Parque São Vicente é outro feito iniciado e muito aguardado, que permitirá a ligação entre os bairros Bingen e Quitandinha. A obra também executada pela Secretaria Estadual das Cidades, soma cerca de 3,1 km e já recebeu mais de um quilômetro do asfaltamento com duas camadas.

“Todo mundo aqui estava querendo essa obra. Vai facilitar muito a vida dos petropolitanos. É uma intervenção que nos ajudará a ganhar tempo para chegar aos demais locais da cidade. Nós que moramos no Quitandinha chegaremos em casa mais rapidamente”, afirmou Debora Calixto, 51 anos.

Limpeza dos rios petropolitanos

Atualmente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do programa Limpa Rios, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realiza ações de limpeza e desassoreamento dos rios Quitandinha e Piabanhas. Alencar Santos Coelho, 65, avalia como as intervenções e ações preventivas são necessárias.

“Fico mais tranquilo com a limpeza dos rios, pois a gente vê que está melhorando. Isso tem que ser feito mesmo antes do verão, porque todo verão as chuvas vêm mesmo. É histórico”, ressaltou.

Desde as primeiras horas do desastre de fevereiro foi montada uma força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro para minimizar os estragos, com trabalho dia e noite, e as ações foram intensificadas após as chuvas de março. De acordo com a Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura (Seinfra), foram utilizados 254 equipamentos para a desobstrução de vias, com a retirada de mais de 100 mil toneladas de resíduos. Além disso, também foram liberados cerca de R$ 200 milhões para obras emergenciais em Petrópolis.

Obras de infraestrutura

A Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio de Janeiro (Seinfra) realiza intervenções na Avenida Washington Luiz, em Valparaíso, próximo à antiga fábrica de tecidos, com a reconstrução dos muros de contenção do Rio Quitandinha nos trechos que sofreram erosão nas margens, recuperação dos muros de pedra remanescentes, reconstrução da canalização e recomposição do pavimento e guarda-corpo entre as ruas Rocha Cardoso e Doutor Nelson Rocha de Sá Earp.

Na Avenida Getúlio Vargas com Rua Lopes de Castro, no mesmo bairro, serão feitas obras de contenção de encostas, a recuperação da cobertura vegetal do morro e drenagem das ruas. Já na Rua Conde D´Eu, no bairro Castelânea, estão sendo feitas obras de contenção de encostas, retaludamento e revegetação da encosta e recuperação da rede de drenagem.

É o mesmo tipo de intervenção das ruas Teresa, 24 de Maio e Nova, no Centro, que terá ainda a remoção de rochas soltas e a fixação do maciço rochoso que ficou exposto, através de chumbamento e envelopamento com telas de aço. As obras na Rua Pedro Ivo, na Cascatinha, têm como foco a recuperação da calçada e parte da via, que deslizou com o impacto das chuvas. Serão feitas obras de contenção de encostas, recuperação da encosta e recuperação da drenagem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado promove intervenções históricas em Petrópolis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui