O Governo do Rio de Janeiro autorizou a abertura de licitação para a compra de equipamentos anti-drone, destinados a reforçar a segurança em áreas prisionais e instalações oficiais do governador. A decisão foi confirmada em um documento revelado pela BandNews FM nesta quinta-feira (6).
Os dispositivos serão utilizados para interceptar e capturar drones que representem risco à segurança do estado. A solicitação foi feita pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) em março de 2023, em resposta ao crescente uso de drones por criminosos para o transporte ilegal de drogas, armas e aparelhos eletrônicos para dentro dos presídios.
Com a aquisição da tecnologia, o governo pretende fortalecer o combate ao crime organizado e impedir que os equipamentos sejam utilizados para facilitar atividades ilícitas dentro do sistema penitenciário.
Tem que treinar aves de rapina para detectar e derrubar drones, assim como já está sendo feito na Índia. Acredito que desta forma fica mais barato. Mas, porém, no entanto, entretanto, contudo, sobretudo, não é de interesse algum economizar, pois é desta forma que os governantes enriquecerem ilicitamente.