Governo do Rio apresenta mapa da produção de energia solar no estado

O Mapa mostra que o estado ocupa o 8º lugar no ranking nacional de geração distribuída, com potência instalada atual de mais de 428 MW,

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Vivint Solar no Pexels

O Mapa da Produção de Energia Solar no Rio de Janeiro foi apresentado pelo governo do estado, nesta quinta-feira (19/05), a representantes do setor de energia. Elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a publicação apresenta o cenário de produção, as oportunidades de crescimento e as iniciativas do governo estadual para estimular os investimentos na geração de energia limpa no estado.

“O Rio de Janeiro tem um enorme potencial para o desenvolvimento da energia solar, que já alavancou cerca de R$ 1,9 bilhão em investimentos no estado e criou mais de 10 mil vagas de emprego para a população. É uma fonte de energia limpa e sustentável, que traz inúmeros benefícios ambientais e também promove significativa economia nas contas por ser bem mais barata“, afirma o governador Cláudio Castro.

O Mapa mostra que o estado ocupa o 8º lugar no ranking nacional de geração distribuída, com potência instalada atual de mais de 428 MW, correspondendo a 4,05% da matriz energética brasileira. O Rio de Janeiro é também o 5º estado do Brasil em quantidade de sistemas solares instalados: mais de 45 mil casas, mil propriedades rurais, 3.500 comércios e 250 indústrias utilizam a fonte, e há mais de 100 sistemas instalados.

Além disso, o Rio de Janeiro possui hoje 10 projetos de geração centralizada, que totalizam a potência de mais de 4,5 MWp e geração de até 7,4 GWh/ano. Dois outros projetos estão em fase de construção, em São João da Barra, no Norte Fluminense, e totalizam a potência de 468 MWp.

Advertisement

Este é o segundo de uma série de estudos sobre a geração de energia renovável no estado. Os próximos serão sobre o potencial de geração de energia eólica offshore e hidrogênio, que vamos lançar durante um evento sobre energias renováveis, programado para julho” explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho.  

A coordenadora da Absolar no Rio de Janeiro, Camila Nascimento, observou que o estado é uma grande potência energética dentro do país e elogiou as iniciativas governamentai. “É muito bom ver que o governo do estado vem tratando com seriedade, perspicácia, planejamento, e de forma pragmática, um tema tão importante para o desenvolvimento econômico. Esse impulso é fundamental para o crescimento sustentável do Rio de Janeiro“, afirmou ela.

Estiveram presentes ao evento de apresentação do mapa representantes da AgeRio, BNDES, Porto do Açu, GNA, Shell, Eneva, Natural Energia, GreenYellow, Revolusolar, e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entre outras instituições e empresas do setor de energia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio apresenta mapa da produção de energia solar no estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui