Governo do Rio dá início à modernização da estrutura tecnológica estadual

Os grandes computadores, nos quais estão hospedados sistemas importantes para gestão pública, foram transferidos para Uerj em veículos especializados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

O Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) realizou, durante a última semana, a transferência de equipamentos de grande porte (mainframe) para uma nova infraestrutura tecnológica, localizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com a medida, as autoridades estaduais visam a modernização da estrutura tecnológica estadual. Transportadas em veículos especializados, nas máquinas estão hospedados sistemas importantes para gestão pública, como: folha de pagamento, Segurança Pública e Defesa Civil.

O presidente do Proderj, Mauro Farias destacou que, a hospedagem na Uerj gerará mais segurança a esses dados sensíveis, além de economia aos cofres estatais. “Gostaria de agradecer o empenho e a dedicação de todos os servidores do Proderj envolvidos nessa ação. Foi um processo de movimentação de alta complexidade e que contou com um planejamento minucioso. É uma grande conquista, pois agora estamos em um novo local que pertence ao Estado do Rio, o que trará economicidade aos cofres estaduais”, declarou o presidente da autarquia.

Equipe Proderj Governo do Rio dá início à modernização da estrutura tecnológica estadual
A transferência dos supercomputadores contou com um trabalho integrado e complexo da equipe do Proderj / Divulgação

Mauro Farias destacou ainda que o Rio de Janeiro deu mais um passo em direção à modernização das formas de gestão de dados, que passarão a ser mais integrados e eficientes. “Considero esse mais um grande passo de um amplo processo de modernização da infraestrutura tecnológica do Estado que estamos realizando. Na Uerj, funcionará nosso espaço de contingência e, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o data center da autarquia, onde conseguiremos realizar a ativação completa dos equipamentos do legado olímpico. Hoje, no local, já estão hospedados sistemas fundamentais como a matrícula informatizada, o PROEIS e o SuperaRJ”, salientou o presidente do Proderj.

A movimentação dos equipamentos de grande porte, finalizado no último domingo (29/08), contou com um trabalho conjunto de diversas áreas do Proderj, sendo que a presidência, a vice-presidência de Tecnologia e a Administração atuaram ativamente durante todo processo.

Advertisement

O apoio do governador Cláudio Castro (PL), da Secretaria de Estado da Casa Civil, da Secretaria de Estado de Polícia Militar, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Uerj e do CICC estão sendo fundamentais no processo de modernização da área de computação do Estado do Rio, segundo Mauro Farias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio dá início à modernização da estrutura tecnológica estadual
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui