Governo do Rio deve publicar, em junho, regulamentação do preço máximo do biometano

Com a revisão do valor espera-se criar segurança jurídica para atrair novos investimentos para o Estado do Rio, que produz apenas 10% do seu potencial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Centro de Tratamento de biogás em Seropédica / Divulgação

O governo do Estado do Rio de Janeiro deve publicar um decreto, em até 15 dias, com o novo preço máximo do biometano, para injeção na rede estadual de gás canalizado. A expectativa é de que, com retomada da revisão tarifária da Naturgy – controladora das distribuidoras CEG e CEG Rio – haja a inclusão da construção de gasodutos para interligação das plantas de biometano do estado às rede de distribuição.

Os decretos assinados em 2014 e 2018 não atualizaram o preço do produto, que hoje custa até R$ 1,20 por m³, valor distante da realidade do mercado e das indústrias que buscam soluções para descarbonização.

A lei nº 6.361/2012, que trata da Política Estadual de Gás Natural Renovável, obriga as distribuidoras a adquirir todo o biometano produzido no Estado — até o limite de 10% do volume de gás natural distribuído por cada uma das concessionárias, excetuando a demanda das termelétricas. Isso demonstra que o mercado fluminense poderia receber uma injeção compulsória de aproximadamente 650 mil m³/dia na rede da Naturgy. Porém, esse ganho de biometano na malha nunca atingiu o limite esperado, mesmo 10 anos após a publicação da lei. E um dos gargalos para que isso ocorra é justamente o preço máximo de referência definido para o combustível renovável.

Com a revisão do valor, espera-se criar segurança jurídica para atrair novos investimentos para o Estado do Rio, que produz apenas 10% do seu potencial, de 1,3 milhão de m³/dia.

Advertisement

O Estado conta, atualmente, com 2 plantas que produzem o produto, que é vendido para indústrias e postos de GNV via carretas.

A maior usina deste tipo no Brasil é operada pela Urca Energia, no aterro de Seropédica, na Região Metropolitana, cuja produção é de mais de 120 mil m³/dia. Já a Ecometano, localizada no aterro Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, produz 15 mil m³/dia. Ela é a primeira planta de biometano do Brasil.

A previsão é de que produção de biometano no Estado registre um crescimento considerável nos próximos anos. Com acompra da Gás Verde, da JMalucelli, a Urca Energia assumiu a unidade de biometano de Seropédica, além de duas termelétricas a biogás em aterros em Nova Iguaçu e São Gonçalo, também na Região metropolitana do Rio. O objetivo da empresa com a aquisição é produzir biometano também em Nova Iguaçu e São Gonçalo e atingir uma produção total de mais de 400 mil m³/dia em 2024.

Além de Seropédica, São Gonçalo e Duque de Caxias; Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, também tem potencial para desenvolvimento do biometano, a partir do aproveitamento de resíduos agrícolas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio deve publicar, em junho, regulamentação do preço máximo do biometano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui