Governo do Rio e PUC fazem parceria para aplicar metodologia que garante rapidez e transparência às obras estatais

A BIM já é utilizada nos EUA e na Europa e consiste na elaboração de projetos integrados entre as áreas de engenharia e arquitetura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
PUC-RJ Reprodução: Internet

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) assumiu a dianteira de uma tecnologia que vai modificar de forma profunda a execução de obras no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia Building Information Modeling (BIM) é a tecnologia que vai conferir maior celeridade e transparência às intervenções estatais. Caberá à PUC-Rio a pesquisa, a capacitação e a implementação da gestão de conhecimento. A coordenação da BIM ficará a cargo do professor André Lucena.

A publicação da Lei n°14.133/21, que obrigada a todas as licitações serem realizadas com base na BIM até dezembro de 2024, permitiu a celebração da parceria entre a universidade e o poder público. Foi o ex-Secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, que inseriu a nova metrologia nos negócios estatais. Coube à PUC Rio homenageá-lo, na última semana, por promover uma frente que revolucionará o setor.

A metrologia Building Information Modeling (BIM) já é amplamente utilizada nos Estados Unidos e na Europa e consiste na elaboração de projetos integrados entre as áreas de engenharia e arquitetura com conexão e previsão – com resultados próximo ao exato – do orçamento das obras. A sua utilização permitirá que qualquer pessoa tenha acesso ao andamento das intervenções, além de antever o seu resultado. Para os setores público e privado, a aplicação de tal metodologia significará mais rapidez e controle de custos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio e PUC fazem parceria para aplicar metodologia que garante rapidez e transparência às obras estatais
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui