Governo do Rio fará vistoria nos prédios históricos de Petrópolis

O governador Cláudio Castro demonstrou preocupação com a preservação do acervo histórico e arquitetônico da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio de Cristal / Reprodução

Prédios históricos de Petrópolis pertencentes ao Governo do Estado do Rio serão vistoriados por uma equipe de arquitetos e engenheiros da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ), em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O primeiro imóvel a passar por vistoria foi o Colégio Estadual Cardoso Fontes, o qual foi atingido por um pequeno deslizamento. O poder público já deu início aos trabalhos para que o prédio seja reformado.

O governador Cláudio Castro (PL) tem demonstrado preocupação no que diz respeito à reconstrução e preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da Cidade Imperial.

“É importante nos certificar de que não há danos nos prédios históricos tão famosos e atraentes. São motivo de orgulho para todo o estado”, declarou Castro durante a sua estada em Petrópolis.

André Braga, diretor-presidente da Emop-RJ, adiantou que a empresa está pronta para fazer os devidos reparos nos prédios públicos, especialmente os destinados ao atendimento da população.

Advertisement

“A Emop-RJ se solidariza com todos os moradores de Petrópolis e se coloca à disposição para outras ações que são pertinentes às atribuições da empresa. Estamos junto à equipe do Sexto Departamento de Manutenção da  Emop-RJ, sediado em Petrópolis, para reforçar o atendimento  à população e avaliar as edificações públicas, principalmente os de atendimento à população neste momento”, disse André Braga.

A diretora do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), subordinado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ana Cristina Carvalho, destacou que, diante da importância do acervo de Petrópolis, a Inepac mobilizou-se para fazer um levantamento das edificações afetadas.

“Petrópolis é o município com mais bens imóveis tombados pelo Inepac no estado do Rio de Janeiro. Desde as primeiras horas, assim que o temporal diminuiu, nosso Escritório Técnico na Região Serrana se mobilizou para começar o levantamento nas áreas mais afetadas. Já identificamos algumas perdas, locais inundados e outros ainda com acesso interditado” – explicou Ana Cristina Carvalho.

Segundo as autoridades governamentais, 4 engenheiros de Geotécnica da empresa, também foram destacados para atuar no levantamento técnico de áreas de riscos na cidade, sob orientação da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra), conforme combinado com a área de Logística da secretaria.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio fará vistoria nos prédios históricos de Petrópolis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui