Governo do Rio faz balanço do turismo em 2021 e prepara ações para 2022

Foram apresentadas as realizações da Setur-RJ e ações planejadas para o ano que vem e foi lançado o Guia do Turismo Rural.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gustavo Tutuca

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 20/12, na sede do Hotel Fairmont, em Copacabana, a reunião de fechamento do ano do Conselho Estadual de Turismo (CET). Na ocasião, foi feita uma prestação de contas das ações e projetos executados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) durante 2021 e lançado o Guia do Turismo Rural, trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O secretário de Estado de Turismo e presidente do CET, Gustavo Tutuca, destacou, durante a sua fala, a presença da Setur-RJ em todo o estado. Foram 87 municípios visitados pelas equipes da Secretaria e TurisRio.

Ficamos muito felizes quando constatamos que estivemos presente em quase 100% dos municípios do Rio de Janeiro, com o nosso trabalho de assistência e apoio a todo o setor. Além das idas presenciais, também tivemos atendimentos online, então estamos sempre disponíveis para fazer o nosso trabalho de fomento ao turismo nos 92 municípios do Rio de Janeiro. 

Durante a apresentação, o secretário falou das realizações ao longo deste ano e do que está programado para o ano que vem, como o projeto Turismo RJ + 10 anos, que propõe ações para colocar o Rio de Janeiro em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. Os resultados são esperados em um período de 10 anos. O projeto foi licitado e a responsável por desenvolvê-lo será a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Advertisement

Considero fundamental para que qualquer ação ou projeto seja vitorioso, que seja feito um planejamento criterioso. Esse projeto será um legado de gestão construído com muito estudo e baseado em pesquisas que possam nos indicar o caminho para colocar o Rio de Janeiro definitivamente na prateleira nacional e internacional de destinos turísticos.

Além disso, foram destacados outros programas como o Turismo Presente, que teve decreto publicado na última semana. O objetivo é realizar obras de infraestrutura turística, que auxiliem os municípios a fomentar a atividade. 

O balanço de 2021 mostra, em números, o trabalho de planejamento e execução realizado pela Setur-RJ:

  • foram entregues 1.452 Carteiras Nacional do Artesão;
  • capacitadas 300 pessoas na Jornada de Alinhamento técnico, 309 nos workshops de Apoio à Elaboração de Planos Municipais de Turismo e 71 vereadores certificados durante o 1° Seminário de capacitação do Legislativo Fluminense;
  • atendidos 25 municípios, através do Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense;
  • realizados quatro Fóruns Regionais do Turismo Fluminense.
Secretaria de Estado de Turismo faz reuniao de balanco de 2021 3 Governo do Rio faz balanço do turismo em 2021 e prepara ações para 2022

O secretário destacou em sua fala a importância da realização dos Fóruns, uma das principais ações do “Programa Turismo RJ + Perto”.

Os Fóruns proporcionam uma integração enorme entre todos os entes do setor. São momento de extrema importância para a troca de experiências e conhecimentos, acertos de parcerias, projetos e de novos roteiros, além da possibilidade de ter em sua região, todo o staff da Setur-RJ e da TurisRio apto a atender e tirar dúvidas referentes a vários serviços como, por exemplo, Cadastur e artesanato.

A campanha promocional “O Rio Continua Lindo. E Perto!” que teve como objetivos promover e reforçar a marca Rio de Janeiro junto a mercados potenciais emissores de turistas, proporcionar oportunidades de negócios, fortalecer experiências do RJ para o público consumidor e divulgar a cultura do estado, foi um dos temas mais elogiados pelos participantes do encontro por conta do grande alcance proporcionado. O road show recebeu cerca de dez mil pessoas nos estandes, contou com a participação de mais de 1000 compradores de destino nos encontros comerciais “O Rio é de Vocês” e 7.500 espectadores nos shows. A projeção de mídia espontânea – matérias e entrevistas em veículos de comunicação – chega a mais e R$ 6 milhões.

Segurança pública também foi um tema abordado durante a reunião. A extensão do horário da Operação Segurança Presente – Copacabana e o Programa de Corredor Expresso Turístico, com a primeira base na Linha Vermelha, foram os destaques. O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, agradeceu ao trabalho da Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo (DEAT) e do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), parabenizando os agentes das duas unidades nominalmente.

Lançamento do Guia de Turismo Rural

Secretaria de Estado de Turismo faz reuniao de balanco de 2021 2 Governo do Rio faz balanço do turismo em 2021 e prepara ações para 2022
Pablo King (TurisRio), Marcelo Queiroz e Gustavo Tutuca

Durante a reunião, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o guia do turismo rural, fruto de um trabalho de parceria da Setur-RJ e TurisRio com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Já foram inventariadas as regiões turísticas do Vale do Café, Águas do Noroeste, Costa Verde, Agulhas Negras, Costa Doce, Serra Verde Imperial e Caminhos Coloniais. Já está acertada a continuação da pesquisa no mês de janeiro na Costa do Sol, Baixada Verde e Caminhos da Serra e, em fevereiro, Caminhos da Mata e Metropolitana.

O guia tem detalhes de cada destino que desenvolve o segmento. Entre as informações, QR Code com localização do local no mapa, informações sobre agendamento prévio de visitas, selo que indica se o local é Pet Friendly e links de redes sociais e sites. 

O secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, presente na reunião, recebeu os exemplares das regiões do Vale do Café e Costa Doce, que já estão impressos e sendo distribuídos para os municípios. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio faz balanço do turismo em 2021 e prepara ações para 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui