Governo do Estado lança o programa RJ Digital

Os cidadãos do Rio contarão com vários serviços que serão oferecidos através do RJ Digital. Os atendimentos presenciais continuam normalmente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Governador Cláudio Castro fala durante o lançamento do RJ Digital no Museu de Arte do Rio / Divulgação

O Governo do Rio de Janeiro lançou, nesta terça-feira (03/05), o programa ”RJ Digital”, portal integrado que oferecerá mais de 1,3 mil serviços à população fluminense. O RJ Digital foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) em parceria com a Subsecretaria de Estado de Comunicação Social.

O lançamento do RJ Digital aconteceu no Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária da capital, e contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL), que afirmou, durante o evento, que o Rio está ”dando um passo para o futuro”.

Já o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques, enalteceu o programa como uma via de ampliação de eficiência dos serviços públicos e transparência e qualidade nos atendimentos.

O Programa RJ Digital é importantíssimo para ampliar a eficiência dos serviços públicos, gerando economicidade para o Estado, maior nível de transparência e mais qualidade no atendimento,” afirmou Igor Marques.

Advertisement

O RJ Digital tomou como modelo o portal usado pelo governo da Estônia, no Norte da Europa, país reconhecido como um dos mais digitais do mundo. Integrantes do Proderj e representantes do país europeu participaram de reuniões para trocar experiências.

Com nova identidade visual, o portal tem área personalizada, onde o cidadão entrará com seu login do “gov.br”, plataforma digital do governo federal. Por meio desse canal, o internauta vai acessar informações atualizadas sobre todos os serviços oferecidos pelo poder público.

Igor Marques explicou que o portal foi desenvolvido para operar com grande funcionalidade, de forma a facilitar a entrada e navegabilidade por parte do cidadão.

“O principal conceito do novo portal é justamente este: com uma linguagem simples, ter todos os serviços integrados em um local único, onde o cidadão conseguirá encontrar exatamente o que precisa para resolver suas necessidades. Além disso, o site continuará sendo uma importante fonte de notícias sobre as ações do governo do estado” – explicou o subsecretário de Estado de Comunicação Social.

O presidente do Proderj, Mauro Farias ressaltou que todo o trabalho foi feito junto a órgãos e secretarias estaduais para fazer a estruturação do portal.

“O Proderj também fez um trabalho minucioso junto a órgãos e secretarias estaduais, buscando entender melhor os serviços oferecidos e transmitir aos gestores os benefícios da digitalização para o cidadão e para o dia a dia do trabalho,” explicou o presidente do Proderj, Mauro Farias.

O RJ Digital permitirá ainda que o cidadão avalie os atendimentos recebidos, medida que permitirá o aprimoramento dos serviços oferecidos por meio do redesenho de processos. Através do RJ Digital será possível consultar a situação da carteira de habilitação e do IPVA, abrir empresa como Microempreendedor Individual (MEI) e fazer reclamação junto ao Procon-RJ, entre outros serviços. Através do portal, os servidores públicos poderão acessar contracheques e informes de rendimento. Mais informações:  https://www.rj.gov.br/.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado lança o programa RJ Digital
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui