
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a construção de quatro novas escolas da rede estadual de ensino, que juntas vão oferecer 7.680 vagas para o Ensino Médio Regular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As unidades serão implantadas no município do Rio de Janeiro e em três cidades da Região dos Lagos: Armação dos Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim de 2026.
Segundo o governador Cláudio Castro, o projeto é parte de uma estratégia de ampliação do acesso à educação e melhoria da infraestrutura escolar. “Essas quatro novas escolas vão ampliar o acesso à educação para milhares de jovens e adultos. As unidades representam não apenas novos prédios, mas novos horizontes. Estamos investindo na formação de cidadãos, na transformação de vidas e no futuro do nosso estado”, afirmou o governador.
As construções ficarão a cargo da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e inseridas no escopo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A secretária de Educação, Roberta Barreto, destacou a importância da iniciativa para a qualidade do ensino. “Todo esse trabalho reflete no processo ensino-aprendizagem, com um ambiente mais saudável, mais acolhedor e muito mais funcional para professores e alunos”, disse.
Como forma de homenagem a personalidades marcantes da cultura e da comunicação no país, as escolas receberão os nomes de Pelé, Ziraldo Alves, Glória Maria e Susana Naspolini. As escolhas mantêm a linha de tributos promovidos recentemente pelo governo fluminense — como a renomeação do tradicional Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, que passou a se chamar Colégio Estadual Senor Abravanel, em alusão ao apresentador Silvio Santos.