Governo Estadual anuncia que aulas presenciais do 3º ano do ensino médio voltam em 19/10

Medida visa preparação dos alunos para o Enem; demais séries da rede estadual de ensino do RJ, porém, só em 2021

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro e Comte Bittencourt durante coletiva que anunciou retomada das aulas presenciais do 3º ano do ensino médio no RJ - Foto: Reginaldo Pimente/Agência O Dia

As aulas presenciais do 3º ano do ensino médio na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro serão retomadas no próximo dia 19/10. O anúncio oficial foi feito pelo governador em exercício, Cláudio Castro, na manhã desta sexta-feira (09/10), no Palácio Guanabara, sede do Poder Executivo. Vale ressaltar que o ensino remoto (à distância) continuará sendo oferecida para os alunos do último ano.

Durante a entrevista coletiva, que contou com a presença também do secretário de Educação do RJ, Comte Bittencourt, Castro disse ainda que os estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio não retornarão às aulas presenciais em 2020.

Segundo o governador em exercício e o secretário, a prioridade neste momento é que os estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenham uma opção presencial para se preparar.

”Não dá para falar em voltar praia e cinema e os nosso jovens estarem fora da sala de aula. A nossa meta é fazer um retorno seguro. Queremos trazer conhecimento e preparar estes jovens para a vida”, explicou Castro.

Advertisement

Ainda de acordo com Castro e Bittencourt, há um ”apagão” da educação no RJ, pois 411 mil alunos da rede estadual não tiveram nenhuma atividade on-line durante a pandemia. Ao todo, o estado conta com 709 mil matriculados.

”O estado não tem como interferir, é uma prova [Enem] já marcada. Temos mais de 40 mil alunos que estão inscritos no ensino. Por isso vamos dar uma oportunidade presencial para os que desejarem. E também teremos o ensino remoto, que é o nosso desafio”, disse Comte.

”A gente precisa preparar estes alunos para serem competitivos para o Enem e também temos que preparar os alunos dos outros anos”, complementou Castro.

Na próxima semana, um novo calendário acadêmico será publicado no Diário Oficial. De acordo com o governador, o protocolo tem que ser bem explicado para que os pais tenham confiança de mandar os filhos para as aulas.

Finalizando, Comte não haver como resolver o problema de baixa conexão de internet que, segundo ele, atinge 90% dos jovens.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo Estadual anuncia que aulas presenciais do 3º ano do ensino médio voltam em 19/10
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui