Governo do RJ aumenta para 60% a taxa de ocupação dos transportes intermunicipais

As novas regras acompanham a flexibilização do isolamento social e passam a vigorar a partir desta quarta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil

Nesta terça-feira (25/08), o Governo do Estado publicou no Diário Oficial novas medidas relacionadas à taxa de ocupação dos transportes intermunicipais de passageiros. As determinações acompanham a flexibilização do isolamento social adotada pelo Estado e pelos municípios. As novas regras passam a vigorar a partir de quarta-feira (26/08).

Os sistemas metroviário e ferroviário de passageiros deverão respeitar a ocupação de até 60% da capacidade de lotação de cada composição, e não mais 50%, que era o limite na determinação anterior. Já no caso das barcas, permanecem mantidas as viagens realizadas com o quantitativo de passageiros equivalente ao número de assentos existentes na embarcação utilizada.

Quanto aos ônibus que circulam entre municípios da Região Metropolitana; entre a Região Metropolitana e o interior do estado; e entre os municípios do interior do estado, a determinação é que a ocupação seja limitada a 60% da capacidade total, o que equivale a todos os assentos ocupados somados aos passageiros em pé, limitados a duas pessoas por metro quadrado.

Os ônibus do tipo rodoviário, ou seja, com apenas uma porta, que operam entre a Região Metropolitana e o interior do estado devem respeitar a ocupação de até 60% dos assentos disponíveis, sendo proibida a circulação de passageiros em pé. Já para os que circulam entre municípios da Região Metropolitana e entre municípios do interior do estado, fica mantida a regra de ocupação limitada ao número de assentos do veículo, mantendo a proibição de passageiros viajando em pé.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ aumenta para 60% a taxa de ocupação dos transportes intermunicipais
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui