Governo do RJ cria 1500 núcleos sócio-esportivos e regulamenta Bolsa Atleta

Secretário de Esporte, Gutemberg Fonseca anunciou novos núcleos sócio esportivos e regulamentação do Bolsa Atleta em evento no Maracanã com secretários municipais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gutemberg Fonseca - Foto: Marino Azevedo

O Estado do Rio de Janeiro será contemplado com 1500 núcleos sócio-esportivos, sendo 500 com edital previsto para lançamento já no próximo mês de dezembro. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (22/11) pelo secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca, no evento Unidos pelo Esporte, que reuniu mais de 60 secretários municipais no auditório do estádio do Maracanã.

O nosso grande desafio é dar acessibilidade ao esporte. A gente começa agora com o primeiro módulo, que contempla 500 núcleos, e chegaremos ao total de 1500, em todas as regiões do Estado. Nosso objetivo é formar cidadãos, descobrir talentos e futuros campeões. Além disso, estamos tratando da regulamentação do programa Bolsa Atleta, para poder dar apoio a atletas e paratletas, da base ao alto rendimento – disse Gutemberg,

O evento tratou ainda de outras pautas importantes, como a metodologia de trabalho da equipe técnica, a Lei de Incentivo ao Esporte, e a Caravana que a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) fará nos municípios.

IMG 2097 Governo do RJ cria 1500 núcleos sócio-esportivos e regulamenta Bolsa Atleta
Gutemberg Fonseca – Foto: Marino Azevedo

Os municípios precisam desse apoio irrestrito da Secretaria Estadual de Esporte. E é isso o que temos visto desde que o secretário Gutemberg Fonseca assumiu a pasta. Essa aproximação, esse contato direto com cada secretário, é motivo de muita alegria, principalmente num momento de retomada dos eventos esportivos. No meu município, em Guapimirim, estamos reiniciando com os núcleos esportivos de futebol, hidroginástica, natação, ginástica na praça, entre outros, com a certeza de que dias melhores para a população – disse o secretário de Esporte de Guapimirim, Leonan Cardoso.

Advertisement

Aline Storchi, coordenadora de projetos incentivados da Seelje, falou sobre a importância do alinhamento entre as esferas estadual e municipal para que os projetos possam ser pensados e executados de forma conjunta, respeitando a vocação natural de cada cidade

Vocês, gestores municipais, precisam vir até nós para que possamos ajudá-los a viabilizar os projetos incentivados de acordo com as necessidades de cada cidade. Nossa equipe está à disposição para dar total apoio técnico na criação e aprovação dos projetos. Queremos ajudar vocês a fazerem esses projetos irem pra rua, porque é de interesse de todo mundo fazer o esporte crescer. Além disso, essa é uma das prioridades da nossa pasta: expandir os projetos incentivados a todas as regiões do Estado – explicou Aline Storchi, coordenadora de projetos incentivados.

Outro assunto que também esteve em pauta foi a ampliação do número de cidades e escolas participantes dos Jogos Estudantis e dos Jogos Escolares, com uma seletiva ampla, para que seja possível dar oportunidades a mais estudantes-atletas e ter o Rio de Janeiro bem representado.

MBAL2779 Governo do RJ cria 1500 núcleos sócio-esportivos e regulamenta Bolsa Atleta
Foto: Marino Azevedo

A aproximação com os municípios é uma iniciativa muito importante para o Estado, principalmente por conta da pandemia que nos atingiu. As cidades estavam precisando de uma injeção de motivação após esse período de pandemia. É o surgimento de uma nova era do esporte no Estado, com investimentos desde a criança na escola até os profissionais. Acho que esse é o rumo que o Rio de Janeiro precisa – disse Eduardo Augusto Domingues, presidente da Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ cria 1500 núcleos sócio-esportivos e regulamenta Bolsa Atleta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui