Governo do RJ garante investimentos em infraestrutura com dinheiro da CEDAE

A concessão do saneamento público será responsável por uma revolução socioambiental no Estado do Rio de Janeiro, é o que diz Claudio Castro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luis Alvarenga/Governo do Estado do RJ

O Leilão da CEDAE será responsável por uma revolução socioambiental no Estado do Rio de Janeiro. Com esta mensagem, o governador Cláudio Castro (PL) abriu o evento que reuniu os prefeitos das cidades que participam do projeto para a apresentação dos números finais do leilão, nesta quarta-feira (16/06), na Barra da Tijucao. Além de apresentar a divisão dos R$ 22,6 bilhões, entre municípios, o Instituto Região Metropolitana (IRM) e o Governo do Estado, o governador falou sobre os investimentos que serão feitos por todas as cidades e anunciou abertura de concurso público para a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).

Tenho o compromisso de não gastar este dinheiro com despesas ordinárias, como pagamento de salários. Vamos investir em infraestrutura que faça a diferença em nosso estado, que seja capaz de gerar novas vagas de trabalho e renda para a nossa população. Nos próximos dias, vamos lançar o PactoRJ, com um plano de ações para o crescimento econômico do estado, que vai gerar desenvolvimento social – afirmou Cláudio Castro.

O governador destacou o compromisso com a transparência do uso do dinheiro e a necessária fiscalização dos contratos.

Vamos reforçar a Agenersa para que a fiscalização seja feita com qualidade. Já autorizei a abertura de concurso para que a agência tenha condições de realizar um bom trabalho. E vamos criar um portal para que as pessoas possam acompanhar a forma como investiremos o dinheiro. E convidei os 29 prefeitos para aderirem à ferramenta. Temos a oportunidade de fazer história e temos que fazer de uma forma diferente. É o que deseja o cidadão. Estamos reconstruindo esse estado juntos, com Assembleia Legislativa, prefeitos, governo federal, câmaras municipais e Congresso Nacional – disse o governador.

Advertisement

O secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, destacou a grandeza do projeto – “o maior de infraestrutura socioambiental do país” – e lembrou que o estado está trabalhando para licitar o bloco 3, com mais municípios.

Trata-se de um divisor de águas para o Rio de Janeiro. Teremos um novo leilão até o fim do ano e estamos trabalhando nessa modelagem. Importante ressaltar a transparência do processo, elogiado pelos órgãos de controle. Além disso, a concessão ocorreu sem atraso. Agora teremos um prazo de até 60 dias para assinarmos os contratos, e a ideia é antecipar a fase de operação assistida. Nos cinco primeiros anos, boa parte dos recursos serão aplicados, e a população já vai sentir a diferença. Estamos construindo hoje o Rio de Janeiro de amanhã – disse Nicola Miccione.

O evento também contou com a apresentação das duas concessionárias que venceram o leilão, Aegea (blocos 1 e 4) e Iguá (bloco2). Os responsáveis pelas companhias, além de apresentar suas empresas, mostraram como pretendem atuar nas áreas concedidas. O diretor da Aegea, Alexandre Bianchini, destacou que existe a intenção de ampliar a tarifa social além do que está determinado no contrato.

Fizemos estudos e entendemos que será necessário fazer com que a tarifa social chegue até mais pessoas. Temos experiência em trabalhar com comunidades e, quando cobramos o justo, temos taxas muito pequenas de inadimplência. Durante a pandemia houve muito desemprego e muitos bons pagadores ficaram inadimplentes. Nesta hora, a empresa tem que fazer a sua parte e ajudar. Temos este compromisso social – afirmou Bianchini, acrescentando um dos motivos do interesse da empresa pelos blocos 1 e 4. – Nosso desejo era abraçar a Baía de Guanabara e fazer de sua recuperação um símbolo – explicou.

O presidente da Iguá Saneamento, Carlos Brandão, disse que a atuação da empresa será pautada por um constante diálogo com os clientes.

A Iguá se preparou para esse momento. Nós temos investido recursos e energia para aprimorar processos, transformar e inovar dentro da cadeia do saneamento e encantar nossos clientes. Estamos prontos para sermos agentes protagonistas do setor, promovendo mais qualidade de vida para as pessoas atendidas. Atuamos com e para as comunidades onde estamos presentes. Além disso, a conquista do contrato do bloco 2 é um marco importante para os planos de expansão da Iguá e reforça ainda a estratégia de longo prazo da companhia de crescer e expandir os investimentos em serviços de água, contribuindo para a universalização do saneamento no país – afirma Brandão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ garante investimentos em infraestrutura com dinheiro da CEDAE
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui