Governo do RJ inicia fiscalização de material de propagação vegetal no Noroeste Fluminense

Agentes da Defesa Agropecuária vão controlar a entrada, o trânsito e o comércio de mudas oriundas de outros estados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, através da superintendência de Defesa Agropecuária, deu início a uma série de fiscalizações nos municípios da Região Noroeste Fluminense. Agentes da Defesa Agropecuária vão controlar a entrada, o trânsito e o comércio de mudas oriundas de outros estados.

A atuação da equipe da Defesa Agropecuária é essencial no combate das pragas e doenças de mudas que podem sair do viveiro já contaminadas. Com a implantação dessas normas fitossanitárias, o risco de introdução de doenças no estado é significativamente reduzido“, ressalta o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Durante a primeira operação foram apreendidas 500 mudas cítricas (laranjas e limões). Os materiais de propagação vegetal estavam sem Permissão de Trânsito de Vegetais e com presença de pragas consideradas ameaças prioritárias para o estado, como a mosca-negra-dos-citros.

Segundo o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes, os transportadores e comerciantes foram informados e notificados quanto às restrições e exigências de documentos sanitários para regularização da atividade.

Advertisement

Muitas vezes a aquisição e o plantio de mudas, que parecem inofensivas, pode servir de focos de agentes causadores de sérios prejuízos aos produtores rurais. As ações têm também um caráter educativo e necessitam do esclarecimento e colaboração de toda a sociedade“, afirma o superintendente.

A medida, prevista em legislação específica, visa a prevenção da introdução de pragas e doenças agrícolas importantes ainda inexistentes no território fluminense. Viveiristas e produtores rurais devem se informar nos Núcleos de Defesa Agropecuária sobre a documentação e procedimentos necessários sempre que houver importação de material de propagação vegetal oriundos de outros estados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ inicia fiscalização de material de propagação vegetal no Noroeste Fluminense
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui