Governo do RJ pode criar delegacia especializada em investigar mortes de policiais

De acordo com a medida, a delegacia deverá registrar, investigar, abrir inquérito e adotar os demais procedimentos policiais necessários para a defesa dos agentes de segurança pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fogos apreendidos pela polícia no Rio após Vasco x Flamengo - Foto: Divulgação/PMERJ

O Governo do Estado do Rio poderá criar uma Delegacia Especializada de Investigação de Mortes de Agentes de Segurança Pública. É o que autoriza a Lei 10.347/24, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (25/04).

De acordo com a medida, a delegacia deverá registrar, investigar, abrir inquérito e adotar os demais procedimentos policiais necessários para a defesa dos agentes de segurança pública contra quaisquer tipos de conduta que os coloquem em situação de risco, objetivando sua efetiva proteção.

Dentre os principais motivos de mortes de agentes está o reconhecimento dos policiais fora do horário de serviço, um fato alarmante e que transforma a vida deles em um permanente estado de alerta, prejudicando o tempo que poderiam passar com a família ou em outras atividades”, afirmou Rosenverg.

As despesas decorrentes da aplicação da norma correrão à conta de dotações próprias da Secretaria de Estado de Polícia Civil, suplementadas, se necessário. A medida precisa da regulamentação do Executivo.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ pode criar delegacia especializada em investigar mortes de policiais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui