Governo do RJ sanciona lei que autoriza criação de Complexo Pesqueiro no estado

Projeto diz que, desde a desativação do terminal pesqueiro da Praça XV, em 1992, a atividade pesqueira ficou sem um local de desembarque adequado e sem incentivos econômicos no RJ, resultando no fechamento de empresas e migração para outros estados, além da perda de espaço físico e da mão-de-obra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ronaldo Anquieta cumprimenta pescador no RJ; ele é o autor da lei - Foto: Divulgação

O governador Cláudio Castro (PL) sancionou, na última terça-feira (11/01), um projeto de lei que autoriza a criação de um Complexo Pesqueiro no Rio de Janeiro. A medida, inclusive, de autoria do deputado Ronaldo Anquieta (MDB), já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Segundo as justificativas do projeto, número 9.545/2022, desde a desativação do terminal pesqueiro da Praça XV, na região central da capital fluminense, em 1992, a referida atividade ficou sem um local de desembarque adequado e sem incentivos econômicos, resultando no fechamento de empresas e migração para outros estados, além da perda de espaço físico e da mão-de-obra.

”Esta é uma grande vitória para os trabalhadores e empresas do setor no Rio de Janeiro, pois, desde a desativação do terminal, a atividade ficou abandonada. A ausência de um terminal pesqueiro que comporte embarcações médias e grandes abre espaço para que embarcações vindas de outras localidades levem para fora do estado o pescado para ser beneficiado em outras regiões, deixando, assim, de gerar emprego e renda no RJ. O objetivo do Complexo Pesqueiro é promover o desenvolvimento sustentável, uma vez que o nosso estado dispõe de um grande potencial nesse segmento”, explica Ronaldo.

”O estado do Rio de Janeiro já ocupou o 1º lugar na produção referente à pesca extrativa marinha brasileira e hoje encontra-se na 4ª colocação. A promoção de melhorias e o fortalecimento da atividade pesqueira no estado, junto com a qualificação profissional dos trabalhadores ligados a esse campo, bem como o desenvolvimento dos setores econômicos da pesca e afins, geram emprego e renda, diretos e indiretos, fomentando a economia local e maximizando a arrecadação estadual, atraindo empresas ligadas ao setor”, complementa Anquieta.

Advertisement

É importante destacar que o Complexo Pesqueiro terá como finalidade atender às demandas do setor no estado, às atividades de movimentação e armazenagem de pescado e de mercadorias relacionadas à pesca, a geração de empregos diretos e indiretos e a diminuição da distância entre a matéria-prima e o mercado consumidor final.

A estrutura física deverá ser construída e aparelhada para atender às necessidades das atividades de movimentação e armazenagem de pescado e de mercadorias relacionadas à pesca, podendo ser dotado de estruturas de entreposto de comercialização de pescado, de unidades de beneficiamento de pescado e de apoio à navegação de embarcações pesqueiras, tais como, ancoradouros, docas, cais, pontes e piers de acostagem, terrenos, armazéns frigorificados, ou não, edificações, entrepostos e vias de circulação interna, bem como pela infraestrutura de proteção e acesso aquaviário ao Complexo Pesqueiro, compreendendo guias-correntes, quebra-mares, eclusas, canais, bacias de evolução e áreas de fundeio.

De acordo com a nova lei, o Poder Executivo fluminense poderá firmar parcerias público-privadas e convênios de cooperação técnica com instituições de ensino superior e pesquisas e especialmente, com municípios que desenvolvam a pesca como atividade econômica. A norma cita ainda que a administração do Complexo Pesqueiro será realizada pelo órgão responsável pelas políticas de agricultura, abastecimento e pesca do governo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ sanciona lei que autoriza criação de Complexo Pesqueiro no estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui