Governo do Rio suspende campanha de mamografia sem agendamento

Decisão foi tomada após o Rio Imagem não dar conta da demanda, que sofreu um aumento após o início da campanha de Outubro Rosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução | medcloud

A campanha de mamografia gratuita e sem agendamento foi suspensa pelo Governo do Estado do Rio. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio decidiu pela suspensão após o Rio Imagem não dar conta da demanda de pacientes, que aumentou depois do início da campanha de prevenção ao câncer de mama promovida pelo próprio Estado durante o Outubro Rosa.

Agora, as consultas e exames precisarão ser agendadas novamente pelo telefone (21) 2212-7400. Porém, as pacientes que estiveram nesta quarta-feira (21/10) no Rio Imagem para receber o atendimento pela campanha foram pegas de surpresa com a decisão.

Além do problema no atendimento, os funcionários do Rio Imagem informaram ao portal de notícias G1 que o salário está atrasado. Segundo a Secretaria de Saúde, o dinheiro já foi repassado para a Organização Social responsável pelo centro de atendimento. O pagamento deverá ser regularizado até esta sexta-feira (23/10).

Segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia, o número de mamografias realizadas no estado do Rio teve uma queda de 52% este ano, em comparação com o ano passado. Muitas unidades de saúde deixaram de realizar atendimentos e outras, como as da Prefeitura de Caxias, informaram que reduziram os exames.

Advertisement

Ano passado, de janeiro a julho, foram realizados no estado do Rio, 97 mil mamografias na população entre 50 e 69 anos. Este ano, no mesmo período, esse número caiu para pouco menos de 47 mil exames. O que observamos agora no Rio Imagem é resultado dessa demanda reprimida, que só aumentou durante a pandemia“, explicou ao G1 o presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Rafael Machado.

Ele reforçou ainda sobre a concentração de equipamentos na capital do Rio. “Muitos municípios não têm mamógrafos. A maioria dos aparelhos está concentrada na capital“, afirmou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio suspende campanha de mamografia sem agendamento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui