Governo do RJ volta atrás e decide não extinguir pasta voltada à proteção dos animais

Governador em exercício, Cláudio Castro foi duramente criticado nas redes sociais antes de voltar atrás da decisão. Sem aviso de exoneração, funcionários da pasta foram trabalhar nesta terça-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

A Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal do Estado do Rio de Janeiro (Supan) foi extinta, nesta terça-feira (06/10), pelo governador em exercício, Cláudio Castro. No entanto, o chefe do estado voltou atrás e decidiu invalidar o decreto publicado hoje. Segundo o governo, assim que decisão for oficializada, a Supan, que hoje pertence a Secretaria Estadual de Saúde, será transferida para a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A decisão de acabar com a pasta e demitir todos os funcionários chegou a ser publicada no Diário Oficial. A medida não foi comunicada previamente aos servidores da subsecretaria e todos foram trabalhar mesmo tendo sido exonerados.

Criada em fevereiro deste ano, pelo governador afastado Wilson Witzel, a Sulpan é a única pasta do Governo do Estado voltada à causa animal.

Mais cedo, a equipe demitida emitiu uma carta contra a medida adotada, em que chama atenção para o risco de se ignorar a Constituição Federal (Semana passada, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei aumentando a pena para os maus tratos a cães e gatos).

Advertisement

A equipe da Subsecretaria de Proteção Animal do Estado do Rio lamenta muito que os animais sejam considerados dispensáveis ou descartáveis. Que a proteção e o bem-estar deles não seja observado com valor e o respeito digno apesar dos direitos garantidos pela Constituição Federal, livro maior do Estado Democrático de Direito desta Federação”, informou a pasta por meio de nota.

Entre as ações realizadas pela Supam estão o resgate de diversos animais das ruas do Rio de Janeiro, o mapeamento em todo o territória fluminense sobre abandono e maus-tratos, além da criação de um catálogo virtual de adoções através do Projeto Amor Delivery.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do RJ volta atrás e decide não extinguir pasta voltada à proteção dos animais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui