Governo do Rio terá que apresentar informações mensais sobre assistência social

O Deputado Waldeck Carneiro é o autor da lei que foi sancionada neste quinta-feira, pelo governador em exercício Cláudio Castro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Foi publicado nesta quinta-feira, dia 07/01, lei que obriga o Governo do estado do Rio a apresentar mensalmente boletim contendo informações sobre as políticas públicas estaduais de assistência social realizadas no período. O documento deverá ter os dados detalhados das ações realizadas e inclusive, a fonte de custeio dos mesmos e disponibilizado em site sítio eletrônico, pois a ideia é dar transparência ao pagamento de diferentes benefícios implementados, renovados ou interrompidos.

De acordo com o texto da lei, além dos dados sobre as políticas estaduais, o boletim poderá conter as seguintes informações:

  • taxa de atualização e cobertura do CadÚnico;
  • número de famílias cadastradas no CadÚnico;
  • número de pessoas cadastradas no CadÚnico por raça/cor;
  • número de pessoas cadastradas no CadÚnico por grupos populacionais tradicionais e específicos;
  • critérios para concessão e valor dos repasses feitos aos municípios para a gestão dos benefícios eventuais concedidos;
  • número e tipo de benefícios eventuais concedidos;
  • número de famílias beneficiárias de programas federais, estaduais e municipais de transferência de renda.

O deputado Waldeck Carneiro (PT), autor da lei 9.168/21, explica que com o estado de calamidade pública decretado em decorrência na pandemia de Covid-19, as desigualdades sociais ficaram ainda mais nítidas. Por este motivo, o parlamentar acredita ser essencial a implementação de políticas públicas de assistência social em atendimento à parcela mais vulnerável da população.

 “Assim, a lei busca garantir, em atenção ao princípio da transparência pública, o acesso público às informações norteadoras dessas ações governamentais e da aplicação dos recursos nelas investidos, como forma de aperfeiçoamento dos mecanismos de monitoramento e controle social”, afirma o deputado.

Advertisement

Além dos dados do estado, a legislação autoriza que as informações de políticas assistências dos municípios fluminenses sejam acessados. Como o objetivo é dar transparência, todos os dados devem ser abertos à consulta pública. O descumprimento da norma poderá ocasionar ao infrator as punições jurídicas cíveis e penais, além da penalização por sanções administrativas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio terá que apresentar informações mensais sobre assistência social
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui