Governo poderá dar gratificação a policiais que combaterem transporte irregular

Proposta sugere que os agentes desenvolvam o programa nos intervalos das escalas de serviço de seus respectivos órgãos, sem prejuízo de funções.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O Governo do Estado do RJ poderá criar um programa de estímulo a policiais civis e militares que atuarem no combate ao transporte irregular de passageiros.  É o que autoriza o projeto de lei 1342-A/2019, aprovado pela Alerj nesta quarta-feira (02/06). A proposta segue para análise do governador Cláudio Castro (PL), que tem 15 dias para sancioná-la ou vetá-la.

De autoria de Anderson Moraes (PSL), Dionísio Lins (PP), Jorge Felippe Neto (PSD) e do ex-deputado João Peixoto (DC), a proposta sugere que os agentes desenvolvam o programa nos intervalos das escalas de serviço de seus respectivos órgãos, sem prejuízo de funções.

Enfrentar o transporte irregular é uma questão estratégica para combater uma das principais fontes financiadoras do crime organizado no Estado, e também importante para libertar cidadãos que ficam reféns dessa pirataria“, avalia Anderson Moraes, um dos autores do projeto.

O projeto prevê que policiais inativos poderão ser recrutados para reforçar o efetivo do programa, com prazo de atuação pré-estabelecido e, necessariamente, acompanhado de um agente da ativa.Os aposentados não poderão ter ido para a reserva por aposentadoria compulsória e invalidez. Egressos das Forças Armadas também poderiam participar. 

Advertisement

Para custear o programa de gratificação, o Executivo estará autorizado a firmar parcerias com a iniciativa privada, assim como celebrar convênios com os municípios ou demais órgãos e entidades públicas ou privadas para promover o combate ao transporte irregular e conscientizar passageiros sobre seus riscos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo poderá dar gratificação a policiais que combaterem transporte irregular
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui