Foto: Reprodução/Internet

O Governo do Rio pretende realizar uma série de ações para estimular o aumento de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão). O motivo é que, segundo o secretário estadual de transportes, Delmo Pinho, o RIOgaleão pode voltar a ser o principal aeroporto do país. A informação é do Diário do Porto.

O estímulo ao aumento de voos impacta em diversos outros fatores. Por exemplo, mais voos no Ripo de aumentar a geração de novos negócios e, dessa forma, criar mais empregos e renda.

O secretário participou do debate Hub Aéreo do Galeão – desenvolvimento, oportunidades e desafios ao lado de Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Turismo, com mediação de Luís Cláudio Souza Leão, presidente do Clube Empreendedor, que promoveu o encontro. 

O RIOgaleão é o único aeroporto do Brasil planejado originalmente para ser o maior hub (concentrador e distribuidor de voos) do país, com a melhor infraestrutura instalada para o atendimento ao público e às aeronaves, de acordo com Delmo Pinho. Mas, atualmente, ele não tem todo esse destaque. Muito pelo contrário, tem papel secundário para aeroportos de outros estados, como Congonhas, Guarulhos e Brasília.

E qual o motivo do esvaziamento do RIOgaleão? Um dos fatores que deve ser levado em conta está dentro da própria cidade: o Santos Dumont concentra voos nacionais que poderiam alimentar o hub aéreo do aeroporto internacional do Rio. Além disso, como reflexo da pandemia, a indústria do transporte aéreo é um dos setores mais afetados, apresentando no país redução de demandas de viagens da ordem de 85% a 90% em relação a 2019.

Um aeroporto com essa qualidade e infraestrutura precisa ser reordenando. Nós precisamos fortalecer o desenvolvimento aeroviário e reduzir o custo da concessionária. Entre elas, a diminuição da alíquota do ICMS sobre o querosene da aviação, que não beneficiaria somente o RIOgaleão, mas todos os aeroportos”, comentou Gustavo Tutuca.

O secretário de Turismo afirma que o Governo do Rio vai recorrer ao Governo Federal para uma nova regulação dos voos em ambos aeroportos da cidade, pois o Santos Dumont ainda tem administração estatal, realizada pela Infraero, que está prejudicando uma concessão privada no RioGaleão.

32 COMENTÁRIOS

  1. Não sejamos ingênuos. A maior cidade do país é São Paulo, que também é a maior economia do Brasil. Naturalmente, terá o maior aeroporto do Brasil. Isso não quer dizer que o Rio de Janeiro não possa ter planos melhores para o aeroporto do Galeão, que está realmente esvaziado. Para princípio de conversa, sou daqueles que são contra o fechamento do Santos Dumont. O Rio não pode abrir mão de ter um dos aeroportos mais bem localizados do mundo. Mas apoio aqueles que defendem a manutenção das restrições para o Santos Dumont. Para mim, esse aeroporto só deveria ser usado para a ponte aérea e para voos curtos do Rio para cidades próximas, como Cabo Frio, Macaé, Campos, etc. Mas, para revitalizar o Galeão, é preciso entender os problemas que o fizeram chegar a essa decadência: 1- decadência da cidade e do estado, com empobrecimento da população, que hoje cada vez usa menos o avião; 2-alto ICMS sobre combustível para aviação; 3-péssimo acesso, por vias congestionadas e perigosas, como Av. Brasil, linha Vermelha e linha Amarela. Aliás, sobre essa questão do acesso, tivemos, pelo menos, duas oportunidades de criar um acesso decente por trem rápido para o galeão: uma, quando criamos a linha Amarela, nos anos 1990, e optamos por uma via expressa para carros e ônibus, ao invés de termos feito ligação por um metrô elevado; outra, quando construímos o horroroso BRT Transcarioca, hoje em estado lastimável, ao invés de optarmos por metrô elevado. O metrô poderia ter várias estações, não muito próximas, o que além de melhorar a mobilidade na cidade, por sua maior capacidade de transporte, traria menos poluição.

  2. Vário fatores fazem com que o Aeroporto do Galeão não tenha decolado: ICMS sobre combustível da aviação muito alto, um dos mais altos do país; empobrecimento da cidade e do estado, com corrupção desenfreada em todos os níveis de governo; acesso ao Galeão é pavoroso, por vias saturadas e perigosas.

  3. Inacreditável como esse aeroporto está jogado às traças. Sujo, sem Manutencao, sem serviços . Impressionante como um aeroporto localizado na cidade do Rio de Janeiro pôde ter chegado a esse nível. Deplorável.

  4. Uma pena. O impacta também é o acesso. Transporte caótico. Mais ideal, a meu ver, seria uma ligação, via VLT ou Monotrilho, com o Centro da Cidade pela bahia de Guanabara. Devo estar sonhando muito.

  5. Pergunte para qualquer funcionário de Empresa aérea ou loja o real motivo do Aeroporto do Galeão estar as moscas que vão te falar, o nome é Rio Galeão, administração ridícula, preços exorbitantes, dificultam tudo que pode. Montaram uma equipe que não conhece nada de aviação, conseguiram acabar com o aeroporto.

  6. Questao de demanda…eu acho que voce nao erra em querer que melhore, ate ai tudo bem…mas a pergunta, por que por Sao Paulo? Ai nao …questao de procura, a maioria dos passageiros saem e chegam por Sao Paulo, onde esta maior economia, isso ja foi visto em estudos alem de ser obvio, entao isso que o Governo do Rio quer nao dara certo por 500 motivos…

  7. O aeroporto internacional do Rio de Janeiro é muito bom,não deixa a desejar em comparaçao com os outros mas infelizmente não é dado o valor que merece. Eu nao entendo porque as empresas aéreas não valorizam o terminar,a Azul transferiu os voos para o santos dumont,outras para São Paulo. O governo do Rio esta certo em tentar trszer voos de volta e penso que poderiam dar oferecer que empresas passem a ter hub na cidade como era antes,por que tudo em são paulo?
    Alguns então criticando o aeroporto, mas não vejo dessa forma,o terminal tem como ser e voltar a ter voos e movimentos.

    • Questao de demanda…eu acho que voce nao erra em querer que melhore, ate ai tudo bem…mas a pergunta, por que por Sao Paulo? Ai nao …questao de procura, a maioria dos passageiros saem e chegam por Sao Paulo, onde esta maior economia, isso ja foi visto em estudos alem de ser obvio, entao isso que o Governo do Rio quer nao dara certo por 500 motivos…

      • Não necessariamente!!! temos varios exemplos no onde cidades com a maior economia tem aerportos menos movimentados que as com economias menores!!! o que o governo quer fazer é tornar o galeão com um hub internacional principal do país atraindo companhia aéreas, eu mesmo viajo muitos anos pelos 2 pra fora e te digo o aeroporto lá do rio de janeiro tem mais estrura de um hub internacional! vou te dar um exemplom olha atlanta dale um surra em nava yaork em movimentos de passageiros por causa do hub da delta, O GOVERNO DO RIO BAIXOU O ICMS para 7% e isso já está atraindo companhias para lá olha a ITA tinha tudo pra se fincar em guarulhos e viu que o galeão só tinha gol se debandou pra lá a maioria das rotas tem conexão no galeão, e outra não podemos esquecer que a gol é do rio de janeiro se ela se debandar pra lá vai ser uma pancada para guarulhos.

  8. Bom dia

    Trabalhei no AIRJ durante 15 anos, fui do paraíso ao inferno depois da privatização.
    Taxas aeroportuária altas, querosene de aviação alta, violência.
    Essa Rio galeão transformou o aeroporto numa cidade fantasma.
    Tive em Guarulhos e outra administração, preços mais acessíveis.
    Enquanto tivemos taxas altas ,ICMS, alto e violência alta . Esqueçam o aeroporto do Galeão, espaço muito mal utilizado,

  9. Com a RIOgaleão tratando mal até quem sempre fez publicidade gratuita e só transmitiu imagens positivas do aeroporto (os spotters, entusiastas da aviação, que têm sido expulsos dos lugares onde costumam fotografar há anos), com as taxas que cobra das companhias aéreas e empresas que têm negócios no terminal e com o acesso cada vez mais difícil (escassez de BRT e fim das linhas de ônibus especiais) está difícil atrair qualquer coisa que seja, quanto mais voos…
    A concessionária, hoje, não parece ser nem a sombra da que assumiu a administração do aeroporto em 2014. Uma pena!

  10. PATÉTICA ESSA MATÉRIA,ACABOU,NÃO SÓ O GALEÃO,MAS A CIDADE,O ESTADO TODO,ISSO AQUI É COMANDADO POR MARGINAIS DESDE O GOVERNO MOREIRA FRANCO,AS EMPRESAS SAÍRAM DO ESTADO POR FALTA DE TUDO INCLUSIVE VERGONHA NA CARA DE SEUS GOVERNANTES. AQUI,SÓ UMA BOMBA DE NÊUTRONS E TENTAR COMEÇAR DO ZERO!!! ESQUECE,RIODE JANEIRO É TERRA DE MILICIANOS E DEMAIS MARGINAIS!!!!

  11. Foi a pior coisa que fizeram!
    Acabaram com o Aeroporto Internacional Tom Jobim,com esses preços de aluguéis Absurdos.
    A Pamdemia e o Aeroporto do Santos Dumont,nunca foram motivos para a redução de movimento de clientes,isso se deu,após a má administração do Aeroporto.
    Empresas Antigas,restaurantes e Bancos fecharam,com esses preços Abusivos.
    Precisa abaixar muito os pouso e decolagem das aeronaves, e abaixar o ICMS , para empresas aéreas, e para os logistas que tem suas lojas no Rio Galeão.

    Terminal 1 está abandonado,quem diria que iria chegar a esse Ponto o Principal Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e de Referência do Brasil,sem contar o Embarque Internacional,que sofreu muito com a queda de Clintes, isso já antes da Pamdemia.
    Enquanto isso,deixaram empresas fajutas , que exploram os seus funcionários, e que não pagam o que a CLT do ministério do trabalho pede para os trabalhadores.

    Triste essa Realidade,pois já fui funcionário do Aeroporto ao vê-lo,como se encontra Hoje.

  12. Enquanto as autoridades cariocas e federais não se preocuparem em investimento para reduzir a violência, os crimes, o tráfico, a influência da milícia, não haverá interesse de turismo para o nosso estado, muito menos a realização de negócios no Rio de Janeiro. A violência DESESTIMULA qualquer turista ou empresário a se relacionar com o Estado do Rio de Janeiro. As autoridades competentes precisam PRIORIZAR isso.

  13. Atenção deputados , atenção senadores , atenção ministro da infraestrutura., feche.uma pista do Galeão e invista está área em ZEE igual a que fez a China,, temos uma malha ferroviária próxima a estação da Penha que e pode ligar ao aeroporto em menos de 3 quilômetros, temos uma área do aeroporto que podemos investir em um porto de navios de alto calado e no rodoviário podemos ligar o aeroporto ao anel viário , só precisamos fazer uma pareceria com a riogleao fechar uma pista do aeroporto do Galeão é transformarmos em um novo aeroporto de carga como viracopos , quanto ao porto do Rio no caju podemos fazer uma zona secundária de apoio à ZEE . Assim faremos está zona econômica.para exportação (ZEE) igual a China e garantiremos muito mais empregos .espaco já temos.sem muita burocracia ambiental pois a ZEE será feita na pista fechada do aeroporto e seria.um projeto muito barato para ligar a parte ferroviária e portuária e rodoviária para ligar a zona de exportacao

  14. O Galeão tem tudo para ser um aeroporto de grande porte, mais para isso precisa abaixar muito os pouso e decolagem das aeronaves, e abaixar o ICMS , para empresas aéreas, e para os logistas que tem suas lojas no Rio Galeão.
    Sem falar da segurança , e policiamento que precisa para todos os turistas que ali desembarcam, e para os funcionários que trabalham no aeroporto, sem falar do transporte público que e péssima ônibus com o setos , e lataria , e parte elétricas precárias, e liberar outras empresas a ir para o aeroporto.
    Para isso tem que ter uma administração competente, onde também tem que ter uma empresa de securyti em transporte aéreo de primeira.
    E que essa administração não deixe empresas fajutas , que exploram os seus funcionários, e que paguem o que a CLT do ministério do trabalho pede para os trabalhadores.
    E para que tudo corra bem o Governo e a prefeitura do Rio de janeiro, não venham atrapalhar a administração querendo caixa 2 para suas candidaturas, e não venha ameaçar o aeroporto, e as companhias aérea.
    Porque Rio de Janeiro perdeu quando começou a cobrar os impostos altos as empresas, e favorecendo a saídas de Industria , Fábricas , feiras de eventos que tinha no Rio centro, e até a Fórmula 1 por motivo de imposto alto.
    As ruas e vias de acesso ao aeroporto tinha que ter um policiamento forte , e com material bélico a nível excelente.

  15. Muito difícil voltar a ser aeroporto. Com o Santos.dumont e algunspousos em Jacarepaguá a milícia já programou com os políticos fechar o aeroporto , veja a mina de ouro para os milicianos este imenso terreno vazio das pistas para incrementar a construção civil e comércio.

  16. Esta administradora Começou errado querendo mudar o nome de Galeão para o nome feio riogaleao , só.vim para avisar que desde 2019 o Galeão perdeu competição para Viracopos , , , ,belo.horizonte , Salvador e Recife e atualmente está na oitava posição de passageiros embarcados.esta matéria é pura hipocrisia , da vontade de rir.

    • Aliás qualquer cidadão carioca prefere usar o Santos Dumont pois usar a violenta avenida Brasil, linha vermelha e linha amarela para chegar no aeroporto é pura loucura de não dar valor a vida , é tiroteio , roubo e sequestro nesta pista , fora o bairro ilha do governador que se tornou barra pesada.

  17. Confesso que ainda não usei o galeão, tenho até passagem comida pra sair por ele, mas acho ridículo essa comparação de querer ser o maior sendo que, pelo que vi, o aeroporto não tem fácil mobilidade.

  18. O valor das taxa cobrada em lojas , pontos do aeroporto para uso é absurdo..a grande impressao que temos, nós que trabalhamos la , é que o intuito é falir o aeroporto para devolver sem custo ou multa.. primeira coisa quando assumoram foi dizer a pequenos invesridores lojostas que so queriam grandes empresas e marcas(oivo da dona de um pequenino comercio) e tao real q empresas antigas como restaurantes , salao de beleza e bancos fecharam pois nao vale a pena. Term 1 abandonado e nao vwmos acoes da adminostradora em chamar lojistas e comerciantes. Poderia ter academia, lojas express ..mas as marcas preferem pagar espaço em shoping do que la devido preço abisivo e burocracias..nao e por motivo so da pandemia com o baixo movimento de clientes nao, pois ja estava acontecebdo essa evasao. E mais barato pousar e decolar do sdu..saudades da infraero

  19. Ahhh paraaa…..Sao Paulo tem a maior economia do Brasil e concentra a maior população e movimento inclusive o aereo…..o maior movimento tem que estar onde tem a maior demanda…..o Rio tem governo? A economia dele vai bem? Acho bom parar de sonhar que isso nao vai acontecer…..

  20. Ahhh paraaa…..Sao Paulo tem a maior economia do Brasil e concentra a maior população e movimento inclusive o aereo…..o maior movimento tem que estar onde tem a maior demanda…..o Rio tem governo? A economia dele vai bem? Acho bom parar de sonhar que isso nao vai acontecer…..

  21. Quando os cariocas deixarão de pensar em termos bairristas e megalomaníacos? O Galeão está deefinhando a olhos vistos, vai muito mal. Em vez de pensar em reverter essa decadência, em revitalizar o aeroporto,não! O pensamento é voltar a ser o maior do país, em passar São Paulo! Ridículo! Com a bolsa do Rio foi igual: iam passar SP, ia ser a maior de novo. Deu em desastre, a bolsa do Rio já era. O Rio como hub está definhando…

  22. O RioGaleao não tem nem um transporte decente para se chegar na cidade, que dirá voltar a ser o melhor do Brasil.O Rio faliu e para voltarmos a ter o interesse das empresas aéreas a economia da cidade e do estado precisa voltar forte, o que parece que vai demorar muito,caso venha acontecer.

  23. O aeroporto do Galeão está igual um deserto praticamente só tem uma companhia com alguns vôos, várias empregos perdidos devido os altos preços cobrado pele concessionária.

    • O povo adora acabar com o Rio de janeiro, que uma companhia aeria só? Passar São Paulo não é um erro até pq isso não é a prioridade! O galeão foi o melhor aeroporto para se viajar para o exterior! Sempre quando vou pra Miami eu escolho a conexão no galeão a alfândega é rápida e eficiente o aeroporto é gigante e têm muita mais muitas Pontes de embarque e na contra mão guarulhos é um inferno sempre me param a alfândega demora meia hora longe de tudo na cidade em fim o que falta no galeão é mais vôos e companhias aerias

      • O povo NAO adora acabar com o Rio, fatos sao fatos. Eu sou estrangeira, gosto do Rio e do Brasil todo, passo boa parte do ano no Brasil, e as coisas nao funcionam como voce pensa, ou seja nao podem ser resolvidas conforme a sua experiencia pessoal, passo por Sao Paulo sempre, entao diria que sempre fui muito bem atendida la no Aeroporto, e no Rio a experiencia foi ruim, se a Alafandega de SP e congestionada e claro que é pela demanda. O Rio nao tem como receber todos os voos e depois os passageiros passando naquele corredor de comunidades e troca de balas as vezes, falo porque ja aconteceu comigo e é aterrorizante. O Governo do Rio devia tratar de assuntos muito mais importantes como segurança, do que ficar fazendo competiçao de querer ser o primeiro em quesitos especificos, ele ja tem o seu lugar em alguns !

        • Tb acho…o aeroporto nao e maos estatal…e a administradora e pessima..quando entraram disseram aos pequenos comerciantes(de quisque) que se nao podiam pagar pela luva de ocupacao podiam sair, pois so queriam grandes marcas…agora nem grandes nem pequenas…eu converso com donos de estabelecimentos e é abusivo o valor de alugauel de um espaco ali..sem contar a dificil e longa burrocracia….mes mo agora nessa fase ainda temos voos , poucos sim, mas so voltaremos se baixarem as taxas cobradas …o sdu e da INFRAERO e tudo la ainda e bem melhor… so espero que nao entreguem o sdu nas maos que qualquer administradora como fizeram com o galeao

        • minha irmã tu come merda kkkk??? diz que eu estou comparando minha situação pessoal como um todo e olha o que vc falou, disse que já aconteceu algo com vc e que foi aterrozante e tal????? mulher que estrageira que tu é ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aí meu Deus é muita gente doida nessa interne, vc está respondendo todo mundo aqui no com a mesma ladainha, a palavra rio de janeiro te incomoda tanto assim, faz o seguinte aqui em casa tem uma pia cheia de louças pra lavar me ajuda por favor kkkkkkkkkkk a por favor vai mentir assim lá pqp mulher doida eu eim kk e ainda se mete de estrangeira kkkk falando mal da minha cidade, caí fora doente

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui