Grajaú lidera valorização de aluguéis no Rio, segundo levantamento

No primeiro semestre de 2024, o bairro teve uma valorização de 24%, três vezes maior que a média de toda a capital

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Grajaú, na Zona Norte do Rio, é apontado como o bairro com o metro quadrado para alugar mais valorizado do município, conforme levantamento da empresa Quinto Andar, uma das maiores plataformas de aluguel e venda de imóveis pela internet do país. No primeiro semestre de 2024, o bairro teve uma valorização de 24%, três vezes maior que a média de todo o município.

img 1101 1 Grajaú lidera valorização de aluguéis no Rio, segundo levantamento
Grajaú, Zona Norte do Rio

Conhecido por seu clima bucólico e arquitetura charmosa, o Grajaú faz parte da Grande Tijuca e é marcado por ruas arborizadas e um ambiente que remete a uma cidade do interior. O bairro foi planejado e surgiu nas primeiras décadas do século XX, mas seu desenvolvimento principal ocorreu na década de 1920. Hoje, o Grajaú é reconhecido por seus casarões de época tombados, que ajudam a preservar a identidade arquitetônica da região. Além disso, o bairro possui o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Zona Norte, ficando atrás apenas do Jardim Guanabara, na Ilha do Governador.

A valorização imobiliária não é exclusividade do Grajaú. Outros bairros da Zona Norte também se destacam. Todos os Santos, no Grande Méier, ocupa o segundo lugar na lista de valorização de aluguéis, seguido por São Cristóvão. A pesquisa da Quinto Andar revela que no top dez dos bairros mais valorizados para aluguel também estão: Ilha do Governador, Jacarepaguá, Botafogo, Flamengo, Vila Isabel, Engenho de Dentro e Copacabana.

O levantamento da Quinto Andar considera tanto o valor anunciado quanto o preço final dos contratos fechados nos primeiros seis meses do ano. Contudo, os números não indicam que esses bairros são os mais caros do Rio. Na Zona Sul, o Leblon continua sendo o bairro mais caro da cidade, com o metro quadrado para alugar custando R$ 106, apesar de não ter apresentado valorização no primeiro semestre de 2024 em relação ao ano passado. A lista dos bairros mais caros do Rio ainda inclui Ipanema, Lagoa, Botafogo, Copacabana, Flamengo e Laranjeiras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grajaú lidera valorização de aluguéis no Rio, segundo levantamento