Grande operação solta 57 animais silvestres que estavam em recuperação

Entre os bichos que estavam sob os cuidados da Patrulha Ambiental estão um gavião pombo, espécie ameaçada de extinção, 1 capivara e um filhote de jacaré do papo amarelo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Patrulha Ambiental

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu nesta terça-feira, dia 29/09, uma grande operação de soltura de 57 animais silvestres que estavam em reabilitação no Centro de Recuperação de Animais, em Vargem Pequena. A operação realizada pela Patrulha Ambiental devolveu à natureza vários animais, entre eles um gavião pombo, espécie ameaçada de extinção.

Foram soltos nesta terça-feira 35 gambás; 6 gaviões; 4 macacos-pregos; 2 quero-queros; 2 carcarás; 1 jacaré de papo amarelo; 1 socó dorminhoco; 1 cagado pescoço de cobra; 1 capivara; 1 quiriquiri; 1 urubu; 1 jacu; e 1 sanhaço cinzento.

Os locais escolhidos para a soltura dos animais obedeceu ao critério da região onde eles foram resgatados. Os gambás, por exemplo, foram soltos distribuídos entre os parques Chico Mendes, no Recreio, e Marapendi, na Barra, e áreas protegidas da Ilha do Governador, Vila Isabel e Jacarepaguá. Os macacos-pregos foram soltos no Parque Nacional da Tijuca. A capivara, na Ilha do Governador, enquanto os gaviões foram soltos nas matas dos bairros de Vila Isabel e Jacarepaguá.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas, que acompanhou a soltura dos macacos no Parque Nacional da Tijuca e do jacaré de papo amarelo, no Parque Municipal Chico Mendes, fez um apelo à população.

Advertisement

“Quero aproveitar esse dia de liberdade para esses animais silvestres e fazer um apelo à sociedade para que chamem a Patrulha Ambiental todas as vezes que se depararem com animais em risco. Não tentem socorrê-los diretamente. Liguem para o 1746 e aguardem ajuda dos agentes treinados para fazer esse resgate. Os animais e o meio ambiente agradecem”, afirmou Bernardo Egas.

Com o início da primavera, começa a temporada reprodutiva dos animais silvestres. E no topo das ninhadas está o gambá. A fêmea grávida procura telhados, quintais e residências para reproduzir. É a época em que a Patrulha Ambiental mais resgata filhotes, que são encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres. Por ano, são 1.300 gambás que chegam para o Centro de Recuperação, em Vargem Pequena.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grande operação solta 57 animais silvestres que estavam em recuperação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui