Grandes cidades podem ter voto distrital para vereador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rosa Fernandes já se elege com os votos de IrajáDe bater palmas de pé o PLei do Senador Aloysio Nunes (PSDB) que será analisado pela CCJ do Senado nesta quarta-feira, ele modifica a eleição para vereadores em grandes cidades. O projeto institui o sistema eleitoral majoritário nos municípios com mais de 200 000 habitantes. De acordo com a coluna Radar, da Veja:

Cada distrito da cidade teria, obrigatoriamente, um representante na Câmara local. Os distritos seriam definidos pelo TSE, com base no banco de dados de eleitores, e precisarão ter níveis populacionais semelhantes, claro, para que uma região mais populosa não fique com o mesmo número de representantes do que outra, de menor porte.

 

Advertisement

Por que trouxe para o Diário do Rio a notícia sobre este Projeto de Lei, por uma razão simples, a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pouco representa nossa população. São poucos os cariocas que lembram em quem votaram na eleição do ano passado, pouco cobram de seus vereadores e o voto distrital teria tudo para mudar isso.

Primeiro que a campanha para vereador ficará bem mais barata, afinal, o candidato não tem de percorrer a cidade toda para conseguir os votos necessários, só aí a um corte absurdo no valor a ser gasto em papéis, carros de som, cabos eleitorais. O candidato também fará menos acordos com líderes comunitários, empresas (para ter o dinheiro da campanha) e poderá usar seu tempo direto com os eleitores.

Para o eleitor também é positivo, você vota em alguém que vá representar sua região na Câmara dos Vereadores, e ficará mais fácil acompanhar o trabalho dele e cobrar por este trabalho.

Alguns vereadores já são representantes de uma região, como a vereadora Rosa Fernandes (PMDB), normalmente a mais votada ela é eleita com a maioria dos votos na região do Irajá. Claro que se manter o voto distrital ela perde parte da força política, já que é puxadora (ou seja recebe mais votos do que o necessário para se eleger). Por outro lado, terá mais paz para exercer o trabalho em prol de seus eleitores.

Claro que haverá neste tipo de eleição uma pressão ainda maior dos principais candidatos a prefeito, e isso não é ruim. Se algum vereador for eleito para ser oposição vai pegar muito mais mal ele trocar de lado, e isso seria um alento para a política brasileira.

E você, é a favor deste voto distrital?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grandes cidades podem ter voto distrital para vereador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui