Grátis: Feira Rio Antigo promove circuito de jazz no Centro

Jazz na Feira acontece todos os sábados, às 16h, na Rua do Lavradio, agora patrimônio imaterial do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Começa esta semana a quinta temporada do circuito de jazz da tradicional Feira Rio Antigo, realizada todos os sábados na Rua do Lavradio, que acaba de receber o título de patrimônio imaterial cultural do Estado do Rio. Até o dia 30 de outubro, o projeto Jazz na Feira leva nomes da nova geração do jazz e da MPB, com a participação de personalidades ilustres do gênero, sempre às 16h, e dá um charme a mais à tradicional feira de antiguidades. O evento chegou para garantir a retomada das atividades musicais da cena carioca, através do fomento à arte, ao lazer e à economia criativa na região. 

Wilson Meireles e grupo Grátis: Feira Rio Antigo promove circuito de jazz no Centro
Wilson Meireles é atração neste sábado na Rua do Lavradio. Foto: Divulgação

A programação começa neste sábado, dia 9 de outubro, com o baterista Wilson Meireles, considerado um dos precursores do movimento instrumental do país. Meireles se apresenta com João Braga (piano e teclados), Magno Souza (contrabaixo) e Rodrigo Revelles (sax e flauta).

No dia 16 de outubro, quem se apresenta é o Lincoln Barbosa Quinteto, com o Projeto 2 sopros & Base. O quinteto é formado por Lincoln Barbosa (saxofone tenor) – um dos grandes nomes da nova geração do jazz carioca –, Walter D’Avila (guitarra), Fernando Pereira (bateria), Norton Simões (contrabaixo) e participação especial de Fernando Trocado (saxofone tenor).

Já no dia 23, quem sobre ao palco é o Victor Bertrami Trio, com o show “What Price Samba”. Formado por Victor Bertrami (bateria), Sérgio Pinheiro (teclados) e Rogerio Dy Castro (baixo). É uma homenagem ao mais novo álbum do baterista, a ser lançado em breve. Álbum inspirado nas principais obras de seu pai, o icônico J.R Bertrami (Azymuth), com releituras e interpretações de obras já gravadas, quase inéditas e desconhecidas ao público.

Advertisement

Finalizando a 5° Temporada do Jazz na Feira, de quatro sábados, o espaço recebe, no dia 30 de outubroEduardo Ponti Quarteto. Guitarrista, compositor, arranjador e professor, atua como profissional desde os anos 80, já gravou com vários artistas renomados de diferentes gêneros musicais. Seu quarteto executa músicas autorais e releituras de clássicos do jazz, punk, blues, rock, pop e fusion, dando ênfase as improvisações.

A Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. E o clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Vale ressaltar, em tempo de pandemia, que todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.

O evento acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.

Serviço:

Feira Rio Antigo

Rua do Lavradio

Todos os sábados, das 10h às 19h

Tel.: 98207-0222

Programação Projeto Jazz na Feira:

Sábado, 9 de outubro –16h

Show: Wilson Meireles. O bateristaWilson Meireles se apresenta com João Braga (piano e teclados), Magno Souza (contrabaixo) e Rodrigo Revelles (sax e flauta).

Sábado, 16 de outubro – 16h

Show:  Lincoln Barbosa Quinteto. Projeto 2 sopros &Base com participação especial de Fernando Trocado

Sábado, 23 de outubro – 16h

Show: Victor Bertrami Trio. O trio apresenta oshow ” What Price Samba”

Sábado, 30 de outubro – 16h

Show: Eduardo Ponti Quarteto

Projeto Jazz na Feira

O festival Jazz na Feira é uma saída para levar boa música e fomentar a cultura no Centro do Rio, tão abalada pela crise atual. O projeto é uma parceria entre Mônica Silva, CEO do Palcos do Rio e sócia do Pub Panqss, e Plinio Froés, diretor do Polo Novo Rio Antigo e produtor cultural, à frente de casas como Rio Scenarium e Mangue Seco. O Palcos do Rio é uma rede cultural de apoio aos pequenos e médios palcos na cidade. “Nos unimos para levar arte, música e economia criativa para o Centro do Rio, atraindo o público e tornar o local aprazível para as famílias e turistas brasileiros e estrangeiros. A ideia é tornamos o festival com calendário anual fomentando as boas-vindas a nossa cidade e dando trabalho aos músicos e toda cadeia produtiva que foi tão afetada por conta da Covid-19”, Mônica Silva.

Sobre a Feira do Lavradio

A Feira Rio Antigo é um evento turístico/cultural tradicional da Rua do Lavradio, que há mais de 24 anos prima pela requalificação sociocultural do Rio Antigo, organizado pela Associação Polo Novo Rio Antigo, e tem a diversidade como sua principal característica.

Ela se firmou no cenário cultural da cidade, encantando os visitantes com um belo passeio ao passado. A Rua do Lavradio, a primeira rua residencial da cidade, aberta em 1771 pelo Vice-Rei Marquês do Lavradio, abraça este evento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grátis: Feira Rio Antigo promove circuito de jazz no Centro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Grátis: Feira Rio Antigo promove circuito de jazz no Centro
Formada em cinema e jornalismo. Também trabalha como assessora de imprensa, locutora e repórter de TV. Escreve em sites e blogs desde 2002. Passou pelas redações do Jornal do Brasil e O Dia. Em 2012 fundou o blog Bonde da Bardot, sobre animais e meio ambiente.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui