Feira do Rio Antigo reúne música, gastronomia, moda e decoração no Centro do Rio. Foto: Divulgação

Começa esta semana a quinta temporada do circuito de jazz da tradicional Feira Rio Antigo, realizada todos os sábados na Rua do Lavradio, que acaba de receber o título de patrimônio imaterial cultural do Estado do Rio. Até o dia 30 de outubro, o projeto Jazz na Feira leva nomes da nova geração do jazz e da MPB, com a participação de personalidades ilustres do gênero, sempre às 16h, e dá um charme a mais à tradicional feira de antiguidades. O evento chegou para garantir a retomada das atividades musicais da cena carioca, através do fomento à arte, ao lazer e à economia criativa na região. 

Wilson Meireles é atração neste sábado na Rua do Lavradio. Foto: Divulgação

A programação começa neste sábado, dia 9 de outubro, com o baterista Wilson Meireles, considerado um dos precursores do movimento instrumental do país. Meireles se apresenta com João Braga (piano e teclados), Magno Souza (contrabaixo) e Rodrigo Revelles (sax e flauta).

No dia 16 de outubro, quem se apresenta é o Lincoln Barbosa Quinteto, com o Projeto 2 sopros & Base. O quinteto é formado por Lincoln Barbosa (saxofone tenor) – um dos grandes nomes da nova geração do jazz carioca –, Walter D’Avila (guitarra), Fernando Pereira (bateria), Norton Simões (contrabaixo) e participação especial de Fernando Trocado (saxofone tenor).

Já no dia 23, quem sobre ao palco é o Victor Bertrami Trio, com o show “What Price Samba”. Formado por Victor Bertrami (bateria), Sérgio Pinheiro (teclados) e Rogerio Dy Castro (baixo). É uma homenagem ao mais novo álbum do baterista, a ser lançado em breve. Álbum inspirado nas principais obras de seu pai, o icônico J.R Bertrami (Azymuth), com releituras e interpretações de obras já gravadas, quase inéditas e desconhecidas ao público.

Finalizando a 5° Temporada do Jazz na Feira, de quatro sábados, o espaço recebe, no dia 30 de outubroEduardo Ponti Quarteto. Guitarrista, compositor, arranjador e professor, atua como profissional desde os anos 80, já gravou com vários artistas renomados de diferentes gêneros musicais. Seu quarteto executa músicas autorais e releituras de clássicos do jazz, punk, blues, rock, pop e fusion, dando ênfase as improvisações.

A Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. E o clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Vale ressaltar, em tempo de pandemia, que todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.

O evento acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.

Serviço:

Feira Rio Antigo

Rua do Lavradio

Todos os sábados, das 10h às 19h

Tel.: 98207-0222

Programação Projeto Jazz na Feira:

Sábado, 9 de outubro –16h

Show: Wilson Meireles. O bateristaWilson Meireles se apresenta com João Braga (piano e teclados), Magno Souza (contrabaixo) e Rodrigo Revelles (sax e flauta).

Sábado, 16 de outubro – 16h

Show:  Lincoln Barbosa Quinteto. Projeto 2 sopros &Base com participação especial de Fernando Trocado

Sábado, 23 de outubro – 16h

Show: Victor Bertrami Trio. O trio apresenta oshow ” What Price Samba”

Sábado, 30 de outubro – 16h

Show: Eduardo Ponti Quarteto

Projeto Jazz na Feira

O festival Jazz na Feira é uma saída para levar boa música e fomentar a cultura no Centro do Rio, tão abalada pela crise atual. O projeto é uma parceria entre Mônica Silva, CEO do Palcos do Rio e sócia do Pub Panqss, e Plinio Froés, diretor do Polo Novo Rio Antigo e produtor cultural, à frente de casas como Rio Scenarium e Mangue Seco. O Palcos do Rio é uma rede cultural de apoio aos pequenos e médios palcos na cidade. “Nos unimos para levar arte, música e economia criativa para o Centro do Rio, atraindo o público e tornar o local aprazível para as famílias e turistas brasileiros e estrangeiros. A ideia é tornamos o festival com calendário anual fomentando as boas-vindas a nossa cidade e dando trabalho aos músicos e toda cadeia produtiva que foi tão afetada por conta da Covid-19”, Mônica Silva.

Sobre a Feira do Lavradio

A Feira Rio Antigo é um evento turístico/cultural tradicional da Rua do Lavradio, que há mais de 24 anos prima pela requalificação sociocultural do Rio Antigo, organizado pela Associação Polo Novo Rio Antigo, e tem a diversidade como sua principal característica.

Ela se firmou no cenário cultural da cidade, encantando os visitantes com um belo passeio ao passado. A Rua do Lavradio, a primeira rua residencial da cidade, aberta em 1771 pelo Vice-Rei Marquês do Lavradio, abraça este evento.

Formada em cinema e jornalismo. Também trabalha como assessora de imprensa, locutora e repórter de TV. Escreve em sites e blogs desde 2002. Passou pelas redações do Jornal do Brasil e O Dia. Em 2012 fundou o blog Bonde da Bardot, sobre animais e meio ambiente.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui