Grávidas com comorbidades terão direito à prioridade na vacinação contra Covid-19

Para ter direito à imunização prioritária, as gestantes deverão apresentar laudo médico com a indicação no momento da vacinação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vacinação no Rio / Divulgação: Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta terça-feira (20/04), a prioridade na vacinação contra Covid-19 para mulheres grávidas com comorbidades preexistentes. Para ter direito à imunização prioritária, as gestantes deverão apresentar laudo médico com a indicação.

Com isso, as gestantes, independentemente da idade, podem procurar os polos de vacinação mais próximos para se vacinar contra covid-19 a partir dessa semana, na cidade do Rio. A medida atende a uma recomendação do Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de saúde, Daniel Soranz, o médico deverá avaliar a situação da gestante e recomendar a vacinação.

“O médico deve avaliar o risco benefício da vacinação. Todas as unidades básicas estão orientadas a vacinar grávidas com comorbidades, com indicação médica por escrito, a partir de hoje. Mas ela [imunização de gestantes] se estende por toda a campanha de vacinação da covid-19″, explicou o secretário.

Advertisement

Na última segunda-feira (19/04), a Prefeitura do Rio divulgou a lista de comorbidades consideradas como prioritárias para vacinação contra Covid-19. No ato da vacinação, as pessoas terão que apresentar atestado médico descritivo da doença ou atestado médico indicando a necessidade da vacina por conta da condição de saúde elegível, além de documento de identificação com foto.

Além disso, os atestados devem conter QR Code para validação de autenticidade ou serem originais com assinatura do médico. Apenas excepcionalmente, na ausência do atestado médico serão aceitos: as três últimas receitas contendo a prescrição de medicamento(s) contra doenças que estejam contempladas como comorbidades, desde que emitidas nos últimos seis meses e o laudo de exame diagnóstico que comprove a patologia contemplada como comorbidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grávidas com comorbidades terão direito à prioridade na vacinação contra Covid-19
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui