Grávidas no Rio vacinadas com AstraZeneca na 1ª dose poderão receber Pfizer na 2ª

Novo protocolo, que também vale para as puérperas, foi divulgado nesta terça (29/06); decisão sobre qual vacina contra a Covid-19 tomar caberá ao médico da paciente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de mulher grávida sendo vacinada no Rio de Janeiro - Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

A Prefeitura do Rio de Janeiro promoveu uma mudança na vacinação contra a Covid-19 em mulheres gestantes da capital fluminense. A partir de agora, grávidas que tenham sido imunizadas com AstraZeneca na primeira dose (D1) poderão receber a Pfizer na aplicação da segunda dose (D2), num intervalo de 12 semanas entre elas. O anúncio do novo protocolo foi feito pelo secretário municipal de Saúde da capital fluminense, Daniel Soranz, na madrugada desta terça-feira (29/06).

Vale ressaltar, porém, que isso não é obrigatório, cabendo ao médico que cuida da paciente decidir sobre o assunto.

”Seguindo a recomendação do nosso comitê: as gestantes que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca poderão, mediante avaliação dos riscos e benefícios com seus médicos, realizar a segunda dose com a vacina da Pfizer 12 semanas após a primeira dose”, disse Soranz via Twitter.

A vacinação com AstraZeneca em gestantes não acontece desde maio, quando, após uma grávida e seu bebê morrerem depois da aplicação do referido imunizante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sugeriu a suspensão. A partir de então, esse público passou a tomar apenas CoronaVac ou Pfizer.

Advertisement

Para as que já tinham tomado a D1 com AstraZeneca e aguardavam a aplicação da D2, a recomendação do Ministério da Saúde era que esperassem o término dos períodos gestacional e puerpério (cerca de 1 mês e meio após o parto) e, então, recebessem a mesma vacina.

Além do Brasil, essa combinação de AstraZeneca e Pfizer é aplicada nos seguintes países: Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Chile, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Finlândia, Inglaterra, Itália, Noruega, Portugal e Suécia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grávidas no Rio vacinadas com AstraZeneca na 1ª dose poderão receber Pfizer na 2ª
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui