Marroni Alves: Greta – o futuro que incomoda o presente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

Hoje foi um grande dia. O jornalista Gustavo Negreiros foi demitido da rádio 96 FM após atacar de forma machista a ativista sueca de 16 anos, Greta Thunberg. Viu seu castelo e carreira desmontar após dizer que a jovem é uma “histérica e precisa de homem“.

Fiquei lendo alguns comentários e imaginando se alguns pais que têm filhas menores na faixa de idade da Greta, ouvissem esse senhor dizer que elas “precisam de homem”, “de sexo” ou afins, se eles iriam estar aplaudindo como muitos estão nos comentários, e o apoiando.

Greta é uma menina de 16 anos sendo criticada por ter ações e falas pertinentes sobre questões tão importantes, representando todos os jovens e crianças, mas algumas pessoas sem noção criticam como se ela falasse da vida dela!

Greta é autista, recentemente passou dias em um barco a velas atravessando o atlântico. Sozinha com uma placa na mão e muita vontade, fez multidões do mundo todo se levantar contra as mudanças climáticas. Vai para escola como todo jovem normal e tira boas notas.

Advertisement

O que fazem de bom para o planeta, quem critica Greta Thunberg? Ainda que a gente discorde da Greta, é possível fazer isso sendo civilizado e humano, e não usando insultos de baixo-calão contra a moça.

Ninguém é ingênuo quanto a questão da existência de um movimento corporativista e altamente capitalista esperando o fim dos combustíveis fósseis pra começar a era da energia verde. Enquanto nós, esperamos por uma época de energia sustentável, mais barata, muito menos poluente e mais acessível, tem gente que já tá preparada pra capitalizar tudo da mesma forma como é hoje em dia, embora sem toda a poluição e impacto ambiental.

Se Greta é fruto e objeto desse capitalismo, ainda é necessário esperarmos mais um tempo para percebermos, mas nesse instante, ter 16 anos, passar a impressão de agressiva, ter Síndrome de Asperger, não inviabiliza sua fala. Greta incomoda, pelo fato de dizer o que o mundo não quer ouvir. E quem está falando, é o futuro que muitos dizem servir e trabalhar no presente: a criança!

O mundo tem um câncer chamado humanos. E esse câncer, Greta Thunberg não pode combater. Mas o mundo precisa de advogados para defende-ló e Greta é uma dessas que em 4 minutos ela fez mais pelo meio ambiente que o Ricardo Salles em 9 meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Marroni Alves: Greta - o futuro que incomoda o presente
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui