Greve! A partir de setembro, Guarda Municipal pode iniciar paralisação contra corte de benefícios

Segundo o Sindicato da categoria, o vale alimentação, auxílio para creche e para portadores de necessidade especiais foram cancelados; os guardas também pedem um reajuste salarial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fábio Motta/Prefeitura do Rio

A partir do dia 2 de setembro os Guardas Municipais do Rio farão uma paralisação contra a retirada dos benefícios pela Prefeitura. De acordo com o Sindicato, foram cancelados o vale refeição, cesta natalina, auxílio creche e auxílio a portadores de necessidades especiais.  

A categoria pede também um reajuste do ticket alimentação para R$ 650, a reposição da inflação acumulada de 26% entre 2019 e 2022 e reposição de uniformes.

A data da greve condiz com o início do Festival Rock In Rio, no Parque Olímpico.

A redação do DIÁRIO DO RIO entrou em contato com a assessoria dos Guardas Municipais e eles informaram que preferem não comentar o assunto.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Greve! A partir de setembro, Guarda Municipal pode iniciar paralisação contra corte de benefícios
Advertisement

28 COMENTÁRIOS

  1. Sociedade hipócrita e sem educação, coloca os carros sobre a calçada, impedindo do cadeirante e pessoas de transitar pelo lugar certo que é a calçada.
    ótima paralização dos Guardas municipais, Realmente tem que brigar pelos seus direitos, pois os políticos roubam…..roubam…..roubam e quem sofre é o servidor e o cidadão.
    A sociedade tem que acordar, pois bate no servidor que não tem culpa. Vivemos em uma ditadura politica, onde os políticos se protege cada vez mais, andando de carro blindado e os polícias com carro sem blindagem.
    Em vez de culpar os servidores públicos olhe para o bumbum sujo primeiro, e seja patriota e sujeito Homem para brigar pelos seus direitos.

  2. Infelizmente as pessoas tem razão de não simpatia com a GUARDA MUNICIPAL RJ/RJ, agora, para tentar explicar essa insatisfação de algumas pessoas, temos que retroagir no tempo, Constituição de 1988, art.144, paragrafo: 8º, “favor quem quiser consulte”, Prefeito na época, Marcelo Alencar, queria se eleger à Governador, como a lei já permitia, criou a instituição GUARDA MUNICIPAL, e colocou pessoas da PM para comandar, alguns também de outras área da segurança pública e indicados que não eram da área da Seg.Pública, como já era de se esperar, nunca permitiram que os GUARDAS atuassem em prol e a favor da população em geral e para que isso acontecesse era só mandar os GUARDAS cumprirem missões que desagradaria as pessoas e trabalhadores informais, pois não foi isso que acontecia e as vezes ainda acontece, parem para pensar! O GUARDA só quer trabalhar e fazer a sua parte, daí a disputar a simpatia da população nesta área onde o povo sofre tanto que não pode usar um celular na rua sem ser roubado. FINALIZANDO: AS FORÇAS OCULTAS NUNCA VÃO PERMITIR QUE A GUARDA MUNICIPAL CRESÇA, POIS AS FATIAS DA PIZZA JÁ ESTÃO DIVIDIDAS E NIMGUÉM VAI QUERER PERDER NADA, quando as guardas atuarem dentro da lei apoiando na segurança pública integralmente, os trabalhadores que hoje podem se sentir reprimido, estarão aplaudindo o seu trabalho pois será mais um à ser protegido.

  3. Qnto recalque aqui !!! Meu Deus os caras sendo contra a guarda municipal!? Isso é um absurdo como pode em pleno século 21 ainda ter pessoas com pensamentos retrógrado ainda. Guarda municipal tinha que ser exaltado pela população. Obs: não sou guarda municipal.

  4. O Serviço desempenhado pela GMRIO, não é bem compreendido, devido à muitas das vezes, atender á Solicitações do Próprio Contribuinte, que reclama através do 1746.
    O Comerciante que tem sua loja, reclama da Concorrência do Camelô, que não paga os impostos que ele paga, em questões de Trânsito, O Condutor que tem os ensinamentos na Auto Escola, do Certo e do errado, quando consegue a CNH, esquece totalmente do que aprendeu.
    Os Guardas cumprem suas atribuições de Fiscalização, mas infelizmente, o Vitimismo fala mais alto.

  5. Essa greve não é legítima da categoria!
    Isso e tudo manipulação do Sr chagas de um sindicato que não nos representa ! Os guardas municipais nem estavam sabendo dessa greve ! Isso não passa de manobra política! desse falso sindicato!!!
    E aos que comentaram aí que não gostam do trabalho da guarda, reclamem com o prefeito ! O trabalho da gm e servir e proteger a população e se ela e subutilizada para outras funções a culpa e do prefeito que não cumpre a lei 13022 que é o estatuto geral das guardas municipais. lá diz explicitamente as funções reais das GMs.

  6. Essa greve vai dar um alívio para os cariocas, pois este é mais um antro público.
    Na zona norte só se vê Guarda Municipais na hora do almoço, pois é a hora que eles se deslocam para os restaurantes para pegar comida em troca de não multar os clientes.
    Pode conferir todos os dias as 11:40h eles param e pegam comida nos restaurantes Churrascaria IMPERIAL e Dalmus na Vila da Penha.
    Pra que vale refeição?

  7. Essa greve vai dar um alívio para os cariocas, pois este é mais um antro público.
    Na zona norte só se vê Guarda Municipais na hora do almoço, pois é a hora que eles se deslocam para os restaurantes para pegar comida em troca de não multar os clientes.
    Pode conferir todos os dias as 11:40h eles param e pegam comida nos restaurantes Churrascaria IMPERIAL e Dalmus na Vila da Penha.
    Pra que vale refeição?

  8. Quanta mona recalcada, Senhor! Façam concurso público. Se bem que, não é qualquer um que consegue passar, né? Lamento por isso. Mas vender tomate na feira tb é um trabalho muito digno, viu?
    Tvz na próxima encarnação vcs consigam. Boa sorte!

  9. Por mim, podem extinguir esse órgão, que é totalmente inútil a sociedade, órgão que não salva vidas, órgão que não oferece segurança, órgão que agride injustamente e desnecessáriamente aos trabalhadores informais.
    Voto a favor da extinção deste inútil órgão.

  10. Estão certos, tem que parar mesmo, dizem que só sentimos falta das coisas quando perdemos, deixa eles pararem, a cidade virar um caos, principalmente num grande evento que se aproxima, daí a sociedade não terá mais do se queixar simples assim. Sou funcionário público, paguei o preço pra chegar onde cheguei, por isso tenho sim que ter benefícios, seja ele qual for. Eu apoio!

  11. O funcionalismo público precisa de uma revisão.
    Na prática um guarda municipal pouco serve a população é mais comum vermos eles se servindo de nós.

  12. Para mim a guarda municipal não tem utilidade para nada não defende ninguém apenas comete erro atrás de erro montando e rebocando carro do trabalhador para gerar dinheiro que paga o seu salário amando dos comandantes da guarda municipal São porcaria mesmo não serve para nada se acabar será um favor para o carioca e se for no Brasil todo para os brasileiros vai ter festa uma semana

  13. Outra coisa que a guarda municipal tinha de perder é peso… O que tem de gente com barriga de chope na corporação não tá no gibi. Acho que nem precisava ser dito – deveria ser algo autoexplicativo mas quem se dispõe a ser guarda tem que se dispor a se enquadrar nas medidas corretas para poder até correr atrás de meliantes. O mesmo princípio segue para a Defesa Civil, pros Policiais Militares, Bombeiros e pessoal das forças armadas.

  14. Quem nunca teve capacidade pra passar em concurso público acredita que funcionário público recebe muito mas não vai contra os benefícios dados a políticos e juízes que são MUITO superiores. Quem é contra direito de trabalhador não preciso nem dizer em quem vota.

  15. O Crivella transformou a guarda municipal do Rio em cabide de emprego , eles trabalham 12h por 48 h de folga ..isso tem que acabar , se tornaram inúteis e a greve será indiferente pra a sociedade…eles tem que voltar a trabalhar…acorda.

  16. Não é apenas a Guarda Municipal que vive essa situação, mas toda categoria do funcionalismo Municipal, quase 30% de defasagem salarial, ticket alimentação não sofre reajuste há mais de 10 anos, nao existe um plano de carreira, funcionários desestimulados, adoecidos, enquanto isso o gasto com propagandas, cargos comissionados e contratos de milhões..Esse é o Prefeito e a política que temos..

    • Sabia e correta colocação!
      Estamos adoecido e desestimulads.
      Esse prefeito só prestigia seus aceclas..não tem nenhuma consideração com os servidores concursados.
      Prioridade:terceirizar os serviços..o q descaracteriza a função pública.
      Revoltante!

  17. Tem gente recalcada nessa vida invés de falar da escala da guarda estude para ser alguém na vida !! Pois todo servidor público estudou e merece ser valorizado pois no rio de janeiro quando aperta o calo chegam nos guardas um dia vc vai precisar seu …

  18. Ninguém vai perceber que entrou em greve.
    A GM desapareceu das ruas já há muito tempo. É melhor acaba logo com isso e usar o orçamento em coisas mais úteis.

  19. Não podendo demitir, a única forma de ajuste fiscal possível é o ARROCHO. E aí, os funcionários vão pesando se vale a pena exonerarem-se para procurar melhores posições na iniciativa privada ou então, manterem-se nestas condições na Administração pública. O erário é que não pode ficar sustentando benefício para servidor público.

  20. Ué, se os folgados 12 horas de trabalho por 60 de descanso, não tivessem essa mordomia, seriam necessários menos guardas, menos gastos com folha de pagamento e consequência disso? Sobraria dinheiro para pagar benefícios. Sou contra tirar os benefícios de quem possui necessidade especiais. Quanto ao resto, trabalhe na extensa folga para aumentar os seus rendimentos.

    • Por mim, que fiquei de greve eterna, vc só ver um guarda para te multar. BRT ta uma sucata, vai andar de noite para ver se não é assaltado dentro do BRT.

      Guarda municipal parece que sente prazer em te multar

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui