Greve dos garis será mantida, de acordo com sindicato

Sem acordo com a prefeitura, apenas serviços essenciais serão realizados, e na quinta-feira haverá uma nova audiência de conciliação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasil

O Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro (Siemaco/RJ) anunciou que a greve dos garis será mantida e que apenas serviços essenciais irão funcionar. Com isso, apenas a limpeza dos hospitais, escolas e feiras livres serão feitas. Uma audiência de conciliação foi marcada para a quinta-feira, (31/03), conforme informou Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a nova audiência de conciliação será realizada, presencialmente, sendo presidida pela desembargadora Edith Tourinho, presidente do TRT.

De acordo com o secretário geral do Siemaco/RJ, Antônio Carlos da Silva, durante a audiência, na segunda-feira, (28/03), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) ofereceu 5% de reajuste salarial (a proposta anterior era de 4%), sendo outra parte dada no mês de novembro. O sindicato, porém, pede pelo menos 19% referente a perdas salariais dos últimos três anos. “Vamos esperar por uma nova proposta da Comlurb na próxima audiência, enquanto isso, a greve está mantida“, disse Antônio.

Por nota, a Comlurb afirmo que “durante a reunião, o TRT reforçou a ilegalidade da greve e a necessidade de manter a rotina de trabalho, evitando qualquer ação que impeça os garis de trabalhar, o que configura um crime contra a organização do trabalho’’.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Greve dos garis será mantida, de acordo com sindicato
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Mauro, acho que TODAS as profissões são importantes e se complementam em algum momento. Da mesma forma, acho que todos têm o direito a manifestação e greve, em casos extremos (que não é o caso), mas também acho que o pleito dos garis é exacerbado (querem 25% de reajuste sobre um acumulado de inflação de 18%) e que há outros meios diplomáticos mais adequados do que uma greve neste momento (sempre às vésperas de algum evento grande na cidade).

    Vamos ver no que vai dar…

  2. As profissões mais importantes do mundo: os professores, pois são responsáveis pelo nosso aprendizado; os garis, que com a coleta do lixo nos livram de diversas doenças; os médicos, por que são os responsáveis pela cura dos nossos males. Portanto, deveriam ter os melhores salários do mundo. Reflitam! Respeitem e deem dignidade a estes profissionais.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui