Grupo Afrolaje promove roda cultural gratuita de Jongo e pede doações para ação com moradores de rua da Zona Norte

Programação também inclui mais uma edição do projeto Memória Ancestral

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Grupo Afrolaje promove roda cultural gratuita de Jongo e pede doações para ação com moradores de rua da Zona Norte. Imagem: Divulgação.

“Salve o Jongo! Salve a cultura popular preta! Salve as mais velhas! Salve os mais velhos!” É assim que o Grupo Afrolaje apresenta a sua Roda Virtual de Jongo, dança afro-brasileira criada por africanos na diáspora, que acontece no dia 30 de maio, a partir das 18h, pelo Instagram, além do projeto Memória Ancestral, com participação da Mestra Alessandra Ribeiro, de Campinas, no dia 21 de maio, às 19h, pelo Facebook. O projeto também envolve doações de comida, roupas e utensílios para moradores de rua da Zona Norte.

Este trabalho contribui para a valorização da autoestima das crianças, jovens e adultos, desmistificando a visão sobre o corpo negro e das culturas de matriz africana”, afirma a coreógrafa e atriz Flavia Souza que, junto com o professor Ivan Karu, coordena o Grupo Afrolaje. Com o auxílio de pesquisas de campo, encontros e debates com mestres das culturas populares de matriz afro, o grupo desenvolve o movimento, a sororidade e traz ferramentas históricas para seus integrantes e consequentemente para a sociedade.

Aberto a todos os públicos, o objetivo do projeto é resgatar, preservar e difundir a diversidade através da dança, música, percussão, apresentações e divulgação junto às escolas e espaços públicos e privados. Com a pandemia, o Grupo Afrolaje se adaptou e segue realizando, em suas redes sociais, rodas virtuais e conversas sobre o contexto histórico afro-brasileiro, fomentando a luta antirracista para uma sociedade mais equânime. “A música percussiva e as danças de matriz africana são um dos principais símbolos culturais do país. Temos uma história rica, mas pouca difundida”, analisa Flavia.

Doações na Zona Norte

Advertisement

Desde 2020, o Grupo Afrolaje promove ações de fornecimento de quentinhas, kit higiene e café da manhã para pessoas em situação de vulnerabilidade das regiões do grande Méier e Marechal Hermes. Para o mês de maio de 2021, o Afrolaje pede ajuda para ações semanais com esses grupos em situação de rua, a partir do envio de doações via pix, transferência bancária ou alimentos, roupas e utensílios enviados presencialmente em alguma das duas regiões.

COMO DOAR:
Chave Pix: CPF 05450844743 (Flavia Souza da Cruz)
Depósito ou transferência:
Caixa Econômica Federal
Agência: 2264
Conta Corrente: 00021996-7
Presencialmente: e-mail para afrolajeproducao@gmail.com ou a.c.g.afrolaje@gmail.com.

SERVIÇO:

Dia 21/05, às 17h: Memória Ancestral com a Mestra Alessandra Ribeiro
Via Facebook do Grupo Afrolaje
Dia 30/06, às 18h: Roda de Jongo
Via Instagram do Grupo Afrolaje
Canal de YouTube do Grupo Afrolaje

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grupo Afrolaje promove roda cultural gratuita de Jongo e pede doações para ação com moradores de rua da Zona Norte
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Grupo Afrolaje promove roda cultural gratuita de Jongo e pede doações para ação com moradores de rua da Zona Norte
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui