O Ministério Público do Rio de Janeiro anunciou, nesta terça-feira (04/02), a recriação do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp). A iniciativa é responsável por investigar crimes cometidos por policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários, havia sido extinto em 2021.
O Gaesp será comandado pelo promotor Fábio Mattos, atual subcoordenador do Grupo de Atuação especializada e Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Extinto há 4 anos
Criado em 2015, o força-tarefa foi extinta em 2021, no início da administração de Luciano Mattos.
Até ser encerrado, o Gaesp tinha como principais atribuições atuar em “investigações penais relacionadas a crimes cometidos por policiais civis, policiais militares e agentes penitenciários”.
Além disso, também cabia ao grupo “atuar em inquéritos civis para apuração de atos de improbidade administrativa e questões relacionadas à segurança pública”.