Acontece nesta Quarta-feira de Cinzas (05/03), a partir das 16h (de Brasília), na Cidade do Samba, a apuração das notas das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que definirá a grande campeã do Carnaval 2025. Ao todo, são nove quesitos, sendo quatro jurados para cada um deles, totalizando 36.
Os quesitos são:
- Alegorias e Adereços;
- Bateria;
- Comissão de Frente;
- Enredo;
- Evolução;
- Fantasias;
- Harmonia;
- Mestre-sala & Porta-bandeira;
- Samba-enredo.
As notas são distribuídas com valores entre 9 e 10, sendo este último o mais alto. Qualquer uma que não seja 10 (9.7, por exemplo), precisa ser justificada por extenso pelo jurado.
Das quatro notas de cada quesito, a menor será descartada. Isso significa que, caso a escola tire quatro notas 10, sua pontuação nesse tema será 30. Já a pontuação total máxima que cada agremiação conseguirá alcançar ao fim da apuração, já considerando os descartes, é de 270.
No início da tarde, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) sorteará a ordem em que as notas dos julgadores serão lidas. O último quesito será o primeiro critério de desempate, caso haja necessidade. Persistindo a igualdade, o tira-teima segue pelos subtotais até que seja definida a agremiação campeã.
Vale ressaltar que é permitido o empate somente na 1ª colocação, se duas ou mais escolas terminarem com os mesmos nove subtotais na ordem de leitura. Isso, porém, não ocorre desde 1998, quando Beija-Flor e Mangueira dividiram o título.
Ao fim da apuração, as seis escolas melhores colocadas retornam ao Sambódromo no próximo sábado (08/03) para o desfile da campeãs. Já a que ficar em último lugar será rebaixada à Série Ouro (2ª divisão) para o Carnaval 2026.
A atual campeã do Grupo Especial do RJ é a Unidos do Viradouro, que tenta seu terceiro título. Além de 2024, a escola de Niterói venceu em 1997 e em 2020.