Guaratiba, Santa Cruz e Bangu passarão por obras de reurbanização

Segundo a Prefeitura, estão previstas a expansão do Bairro Maravilha e Luz Maravilha, além da recuperação de equipamentos esportivos, intervenção paisagística e drenagem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rhavinne Vaz/Prefeitura do Rio

Neste domingo (28/11), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou o lançamento de obras de requalificação de áreas públicas em Guaratiba, Santa Cruz e Bangu, na Zona Oeste da cidade. Estão previstas para as localidades a expansão do Bairro Maravilha e Luz Maravilha, além da recuperação de equipamentos esportivos, intervenção paisagística e drenagem.

Em Guaratiba, a Secretaria de Habitação (SMH) fará a requalificação de áreas públicas no Jardim Cinco Marias, incluindo a recuperação de equipamentos esportivos, melhorias na iluminação e intervenção paisagística. A localidade receberá pavimentação de calçadas e uma nova área de convivência.

“É uma vergonha a gente estar em pleno século XXI e ver no Rio de Janeiro tanto lugar em que as pessoas não têm o mínimo de condições. […] Vamos trabalhar para acabar com essa história de as pessoas terem que viver na lama, sem esgoto, sem galeria de água pluvial, sem calçada. Isso é uma vergonha, não dá para a gente aceitar“, afirmou Paes.

Após a intervenção, a Praça Alex Carrel contará com uma pista de skate mini ramp, uma Academia da Terceira Idade (ATI) e um bicicletário. O campinho de saibro será transformado em quadra de futevôlei e a área ganhará uma quadra polivalente. O parque infantil receberá novo alambrado, o piso será substituído e os brinquedos serão recuperados. O local ganhará um projeto paisagístico com o plantio de diversas espécies. Também serão instaladas papeleiras da Comlurb nos postes e as áreas de maior circulação da praça serão pavimentadas com novos caminhos cimentados para pedestres.

Advertisement

O secretário municipal de Habitação, Cláudio Caiado, destacou a importância do esforço por melhorias para as comunidades da Zona Oeste: “Fui morador de Santa Cruz, vivi minha infância aqui, conheço bem. O prefeito tem mandado os secretários irem para a rua gastar sola de sapato. O caminho para a oferta de moradia digna também passa por garantir acesso a equipamentos de esporte, bem-estar e lazer”.

A Prefeitura do Rio também informou aos moradores de Santa Cruz e Bangu sobre a chegada dos programas Bairro Maravilha e Luz Maravilha no Jardim Progresso. Com isso, as vias ganharão asfalto, nova iluminação e as calçadas serão refeitas. Ao todo, serão 20 ruas contempladas nessas localidades, somando um total de cerca de 33 mil m² de pavimentação.

No Jardim Progresso, serão 12 ruas contempladas pelo Programa Luz Maravilha. No total, as equipes instalarão 153 luminárias de LED, além de vistoriar equipamentos de praças, campos e quadras do bairro. O programa Luz Maravilha é uma Parceria Público-Privada que vai modernizar a iluminação da cidade até o final de 2022. Até o momento, mais de 150 mil lâmpadas de LED já foram instaladas em todas as regiões do Rio.

Na praça da Rua Marcos Gonçalves Pinto, em Bangu, serão instalados uma Academia da Terceira Idade (ATI) e brinquedos novos para as crianças, e será criada uma área de convivência, com a substituição das mesas de concreto. A quadra esportiva terá o alambrado recuperado, com acréscimo de painéis atrás das balizas, e passará a contar com tabelas de basquete e nova iluminação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Guaratiba, Santa Cruz e Bangu passarão por obras de reurbanização
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui